Busca avançada
Ano de início
Entree


A sequência na fotografia contemporânea : um estudo da construção dos fotolivros ganhadores do prêmio Aperture / Paris Photo.

Texto completo
Autor(es):
Felipe Abreu e Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Data de defesa:
Orientador: Iara Lis Franco Schiavinatto
Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os processos de sequenciamento (sequencing) e construções narrativas utilizados na produção de fotolivros no século XXI com foco nas intenções do autor e na maneira com que o trabalho é recebido pela crítica. Para tanto, o estudo se concentrará nos livros ganhadores do Photobook Awards Aperture / Paris Photo entre os anos de 2013 e 2015, realizando análise do conteúdo destas publicações, conduzindo entrevistas em profundidade com os fotógrafos criadores e analisando sua recepção crítica. Com este material pretende-se identificar técnicas recorrentes ou inovadoras de edição dentro do fazer fotográfico, além de encontrar possíveis tendências dentro deste universo de fotolivros premiados. Entender estes processos narrativos se vê necessário para aprofundar o conhecimento no que concerne a fotografia contemporânea, já que esta tem se apresentado cada vez mais como uma arte sequencial, se concentrando nas ligações criadas entre as imagens e não só no conteúdo interno de cada uma delas (AU)

Processo FAPESP: 16/18013-0 - A sequência na fotografia contemporânea: um estudo da construção dos fotolivros ganhadores do prêmio Aperture / Paris photo
Beneficiário:Felipe Abreu e Silva
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado