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O canteiro como laboratório da história: Piero Sanpaolesi, o seu tempo e o ideal do arquiteto restaurador

Texto completo
Autor(es):
Pedro Murilo Gonçalves de Freitas
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Data de defesa:
Membros da banca:
Regina Andrade Tirello; Mario Mendonça de Oliveira; Rosina Trevisan Martins Ribeiro; Chiara Lucia Maria Occelli; Maria Augusta Justi Pisani
Orientador: Regina Andrade Tirello
Resumo

A presente tese tem por objetivo investigar a obra conceitual desenvolvida experimentalmente por Piero Sanpaolesi, engenheiro e arquiteto, professor e restaurador que colaborou para as discussões e o desenvolvimento da Restauração Arquitetônica como atividade projetual na segunda metade do século XX. No contexto do pós-guerra italiano, Sanpaolesi procurou reafirmar as competências dos arquitetos diante da responsabilidade das intervenções no patrimônio arquitetônico e contribuir para a qualificação da Restauração como ciência da conservação. O trabalho reúne dados de arquivo, textos e materiais pouco conhecidos ou recentemente disponíveis para traçar a evolução de suas posturas a favor da conservação da arquitetura em sua carreira profissional e ponderar sobre a elaboração intrínseca de uma atividade de pesquisa e investigação crítica da história dos edifícios e obras de arte em que atuou. Defende-se, nesta tese, a importância do pensamento prático do professor para a Restauração Arquitetônica que, por meio do raciocínio dedutivo das operações no canteiro de restauração, visto como laboratório essencial da história da arquitetura, procurou agregar à formação dos arquitetos um método de estudo crítico da história dos edifícios antigos em que tinha predominância absoluta o confronto direto com a materialidade dos bens culturais. Sustenta-se ainda que, motivado pelo ideal da tradicional figura do arquiteto restaurador, o professor procurou restabelecer um continuum com as práticas da restauração do passado para adequá-las às novas exigências conservativas construídas na Itália após o período bélico, entre elas, a profissionalização do canteiro, o usufruto de conhecimentos científicos no exame e na intervenção na arquitetura existente e a recuperação do "saber fazer" prático (e conservativo) da tradição. A tese visa contribuir para o aprofundamento das discussões brasileiras na área, orientando-se também para ponderar sobre suas possíveis reverberações no Brasil, em especial, contra a tendência que minimiza a Restauração Arquitetônica como atribuição profissional dos arquitetos (AU)

Processo FAPESP: 15/02022-7 - Piero Sanpaolesi: história, ensino e projeto de restauração arquitetônica na escola florentina
Beneficiário:Pedro Murilo Gonçalves de Freitas
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado