Busca avançada
Ano de início
Entree


Avaliação do Potencial Faunístico da A.R.I.E. Cerrado Pé-de-Gigante (Parque Estadual de Vassununga, Santa Rita do Passa-Quatro - SP), com Base na Análise de Habitats

Texto completo
Autor(es):
Maria Carolina Lyra Jorge
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB)
Data de defesa:
Membros da banca:
Vania Regina Pivello; Jose Carlos Motta Junior; Mario de Vivo
Orientador: Vania Regina Pivello
Resumo

Este trabalho foi realizado numa paisagem composta por 7 diferentes fisionomias de cerrado e uma floresta homogênea de eucaliptos, adjacente ao cerrado. Durante 12 meses amostrou-se os mamíferos mensalmente, por 3 noites consecutivas, procurando cobrir as variações sazonais de períodos secos e chuvosos, utilizando-se 2 tipos de armadilhas para os pequenos mamíferos: gaiola, dispostas ao longo das trilhas, de 25 em 25m, totalizando 114 armadilhas, amostrando todas diferentes fisionomias; e uma estação de pitfall, com 4 baldes de 40cm cada um, em cada fisionomia. O esforço de coleta foi de 4.896 trapnigths e 324 estações/ dia de pitfall, onde capturou-se 121 indivíduos de 12 gêneros, sendo 8 de roedores (Oligoryzomys sp, Calomys sp, Akodon sp, Oryzomys sp, Bolomys lasiurus, Pseudoryzomys simplex, Oxymicterus sp, Nectomys squamipes) e 4 de marsupiais (Didelphis albiventris, Marmosa sp, Gracilinanus microtarsus, Micoureus cinereus). A espécie dominante da comunidade é do gênero Oligoryzomys sp. O N. squamipes aparece sempre intimamente relacionado à água, já os gêneros B. lasiurus, Pseudoryzomys sp, Oxymicterus sp ocorrem em regiões de campo aberto. Os marsupiais G. microtarsus e Marmosa sp preferem fisionomias arbustivas de cerrado, já o M. cinereus, P. opossum, e D. albiventris preferem formações mais florestais, sendo este último, ao lado do Oligoryzomys sp os únicos a utilizar o reflorestamento. O maior número de capturas ocorreu no período seco e o nímero de roedores capturados foi muito maior que o de marsupiais. O maior valor de H’ apareceu na fisionomia de mata de transição entre cerradão e floresta ripária. Apesar do pitfall parecer um método muito mais eficiente que as armadilhas de gaiola, este estudo mostrou que os dois métodos são complementares, pois aquelas espécies que são capturadas nos pitfalls, com raras exceções, são capturadas também pelas gaiolas. As espécies de menor tamanho corporal foram capturadas nos pitfalls, como Oligoryzomys sp, Calomys sp, Gracilinanus microtarsus, Marmosa sp, já aquelas de maior tamanho corporal foram capturadas nas gaiolas, como Nectomys squamipes, Pseudoryzomys simplex, Oryzomys sp, Oxymicterus sp, Micoureus cinereus, Didelphis albiventris. Somente duas espécies foram capturadas tanto nas armadilhas quanto nos pitfalls, o Akodon sp e o Bolomys lasiurus. O cálculo do índice da Jaccard (= 0,17) forneceu um resultado que corrobora a idéia de que os dois tipos de armadilhas são complementares num estudo da comunidade de pequenos mamíferos. (AU)

Processo FAPESP: 96/07830-1 - Avaliação da qualidade dos habitats faunísticos da arie-cerrado Pé-do-Gigante (Santa Rita do Passa Quatro - SP)
Beneficiário:Maria Carolina Lyra-Jorge
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado