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Raízes do drama moderno brasileiro: o paradigma teatro-literatura e as primeiras rupturas

Texto completo
Autor(es):
Phelippe Celestino Pereira dos Santos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Ferdinando Crepalde Martins; Joao Roberto Gomes de Faria; Elen de Medeiros
Orientador: Ferdinando Crepalde Martins
Resumo

A presente dissertação tem por objetivo final ressaltar as primeiras rupturas com a forma dramática clássica ocorridas na virada do século XX, sobretudo no período determinado como Belle Époque. Para tanto, utilizou-se como objeto de análise a trajetória do dramaturgo Roberto Gomes e a representação e estrutura da peça O canto sem palavras. Como método foram utilizadas as teorias de Peter Szondi e de Jean-Pierre Sarrazac feitas acerca da formação do drama moderno na Europa. A fim de sustentar o ponto de vista proposto, incluiu-se na pesquisa o estudo das primeiras histórias da literatura brasileira que abordaram o teatro e igualmente das primeiras histórias do teatro brasileiro propriamente dito. Além disso, abordou-se também a gênese do teatro cômico-musicado carioca por ele representar os primeiros momentos de ruptura com o paradigma teatro-literatura. Devido à forte aproximação nesse período da cultura brasileira com a francesa, estabeleceu-se uma exposição sumária dos processos que no teatro francês deram origem ao surgimento da encenação moderna, articulando nisso as relações possíveis com o teatro brasileiro. Tem-se como resultado principal da pesquisa a revisão e o levantamento de outros pontos de vista acerca do teatro dramático na Belle Époque e, por conseguinte, o argumento de que ali se encontram as primeiras rupturas com a forma dramática clássica que deram origem às raízes do drama moderno brasileiro. (AU)

Processo FAPESP: 16/05680-8 - A dramaturgia na Primeira República: as relações da função dramaturgo com o teatro na sociedade brasileira pós-monárquica (ou recém-republicana)
Beneficiário:Phelippe Celestino Pereira dos Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado