Busca avançada
Ano de início
Entree


Interferência do inseticida fipronil nas respostas ao estresse oxidativo de Tilápias do Nilo mediadas pelo ácido gama aminobutírico (GABA), durante períodos de hipóxia.

Texto completo
Autor(es):
Priscila Leocadia Rosa Dourado
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas.
Data de defesa:
Membros da banca:
Juliane Silberschimidt Freitas; Camila Nomura Pereira Boscolo; Gustavo Orlando Bonilla Rodriguez; Luiz Henrique Florindo
Orientador: Claudia Regina Bonini-Domingos
Resumo

O Regent®800WG é um dos inseticidas mais utilizados no cultivo de cana-de-açúcar no Brasil e apresenta como princípio ativo o fipronil. O fipronil apresenta alta capacidade de interação com os receptores do ácido gama-aminobutírico (GABA), sendo que seu principal mecanismo de ação é competir com o GABA pelos canais de cloro, resultando em excitabilidade. O fipronil é um composto persistente no solo e tem sido amplamente detectado em ambientes aquáticos. Em ambientes naturais a ação e efeitos desse tipo de composto podem ser influenciados por diferentes aspectos ambientais, como variações na temperatura da água, pH, salinidade e oxigênio dissolvido. Da mesma forma, os efeitos de poluentes ambientais podem alterar as adaptações dos animais frente a essas variações ambientais, elevando os riscos de mortalidade frente adversidades do ecossistema. Assim, o presente trabalho objetivou avaliar a influência da exposição a uma formulação comercial do fipronil (Regent®800WG) em peixes expostos à hipóxia e à diferentes temperaturas, utilizando parâmetros de estresse oxidativo, danos ao DNA, níveis de transcrição gênica, bem como concentração de hormônios sexuais. No primeiro estudo objetivou avaliar a influência da exposição ao fipronil (Regent®800WG) nas concentrações 0,1 e 0,5 µg.L-1, no encéfalo, em parâmetros de estresse oxidativo nas brânquia e fígado e os efeitos genotóxicos em eritrócitos de Oreochromis niloticus submetidos à hipóxia for 3 e 8 horas. Em um segundo trabalho, objet... (AU)

Processo FAPESP: 15/15191-1 - Interferência do inseticida fipronil nas respostas ao estresse oxidativo de Tilápias do Nilo mediadas pelo ácido gama-aminobutírico (GABA) durante períodos de hipóxia.
Beneficiário:Priscila Leocadia Rosa Dourado
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado