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Protocolo para screening de habilidades musicais

Texto completo
Autor(es):
Fabiana Oliveira Koga
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Marília. 2019-06-04.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília
Data de defesa:
Orientador: Miguel Cláudio Moriel Chacon
Resumo

As habilidades musicais percepto-sensoriais estão na base do talento musical. Conhecê-las possibilita acessar parte desse fenômeno complexo e composto por diferentes nuances, com a finalidade de contribuir para a identificação inicial de crianças e jovens talentosos em música. No Brasil, no momento desta tese, não havia Educação Musical em todas as escolas, apesar de haver decreto federal que institui tal ensino, e é baixo o índice de procedimentos que se dedicam à identificação, à avaliação e ao enriquecimento de sujeitos com talento musical, os quais são público da Educação Especial. Com base nesse contexto, se a escola colaborasse com o rastreamento do talento musical e encaminhasse os estudantes identificados para avaliações multimodais ou projetos e instituições extraescola (escolas especializadas em música) ou permitisse o desenvolvimento de atividades musicais intraescola (adaptações curriculares e agrupamentos) e se a música não fosse compreendida como entretenimento apenas, muitos estudantes talentosos em música não estariam à margem da educação musical e da profissionalização musical. Então, um screening de habilidades musicais construído para a realidade brasileira, para o ensino fundamental, anos iniciais, de acordo com o método psicofísico de comparação por pares, daria conta de realizar um mapeamento, revelando, de modo inicial, casos de talento musical? Com base nessas questões, o objetivo da presente tese foi construir um instrumento para screening (mapeamento) de habilidades musicais, de acordo com o método psicofísico de comparação por pares, capaz de rastrear, de modo inicial, o talento musical. Para esse fim, houve, inicialmente, no Estudo 1 uma revisão sistemática em torno do construto; no Estudo 2, outra, para elencar as propriedades e atributos componentes do construto; e, depois, no Estudo 3, a construção do Protocolo para Screening de Habilidades Musicais. O instrumento conta com 127 itens distribuídos em oito dimensões (timbre, altura, melodia, intensidade, harmonia, agógica, duração e padrão rítmico). O instrumento foi submetido ao julgamento de juízes especializados em música, aplicado em projeto piloto, recebeu emendas e finalmente aplicado em oito escolas do interior de São Paulo. Participaram da aplicação empírica do instrumento 411 estudantes da rede pública de ensino e 242 da rede particular. Todos tinham idades entre 6 e 11 anos e estavam matriculados no 1º ao 5º ano do ensino fundamental, anos iniciais. A análise de dados seguiu os seguintes critérios: conversão das respostas em escore, análise da validade do instrumento mediante W de Kendell, análise de item utilizando o teste estatístico qui-quadrado, teste binomial e identificaram-se os participantes com melhor e menor rendimento. Foram utilizados os testes estatísticos Kruskall-Wallis, para comparar os grupos e Wilcoxon, para análise intergrupo. Em conclusão, o Protocolo para Screening de Habilidades Musicais conseguiu rastrear o talento musical inicialmente, porém serão necessários procedimentos futuros de refinamento para adequar os itens que apresentaram problemas e, inclusive, readequar os níveis de aplicação, considerando o desempenho dos participantes por faixa de desempenho. (AU)

Processo FAPESP: 16/01664-8 - Protocolo screening de habilidades musicais: identificação da precocidade e do comportamento de superdotação musical
Beneficiário:Fabiana Oliveira Koga
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado