Busca avançada
Ano de início
Entree


Perspectiva Pictorum et Architectorum: a perspectiva dos pintores e dos arquitetos, de Andrea Pozzo, SJ

Texto completo
Autor(es):
Mateus Alves Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcos Tognon; André Guilherme Dornelles Dangelo; Andrea Buchidid Loewen; Magno Moraes Mello; Patricia Dalcanale Meneses
Orientador: Marcos Tognon
Resumo

Em Roma, no final do século XVII, o jesuíta Andrea Pozzo (Trento, 1642 - Viena, 1709) publicou um tratado intitulado A Perspectiva dos Pintores e dos Arquitetos, em edição bilíngue latim-italiano (Perspectiva Pictorum et Architectorum - Prospettiva dei Pittori ed Architetti). Esse tratado foi composto de dois volumes, impressos respectivamente em 1693 e 1700, e tinha por objetivo apresentar um modo prático e rápido de representar os mais diversos tipos arquitetônicos em perspectiva. Por esse caráter prático, a obra conheceu rápida difusão, sendo reeditada, impressa e traduzida em diversas línguas durante o século XVIII. Os conteúdos foram aplicados em diversas obras de pintura de quadratura, arquitetura, talha e cenografia para teatros, em diversas regiões, incluindo Portugal e o Brasil. Esta tese tem por principal questionamento os mecanismos que fizeram com que o tratado alcançasse essa expressiva difusão, não apenas por uma edição que privilegiasse a circulação das imagens nele presentes, mas, principalmente, pela proposição clara e didática de métodos para se construir desenhos de perspectiva, utilizados em diferentes formas. Um dos meios evidentes dessa difusão foram as três traduções manuscritas em língua portuguesa que sobrexistiram desde o século XVIII, direcionadas particularmente à prática artística. Para compreender essa difusão da obra retornamos à sua produção e o contexto artístico em que se inseria no final do século XVII. Por ser obra de um artista que circulou por diversas regiões da Itália, chegando até Viena, enfatizamos os aspectos biográficos que possibilitaram o repertório de exemplos da sua própria trajetória que compõe o tratado. Demarcamos também as diferentes edições e formatos que a obra teve nesse processo de difusão para, então, chegar ao contexto de elaboração dos manuscritos de tradução em Portugal. Considerando a importância de Perspectiva Pictorum et Architectorum no contexto artístico luso-brasileiro do século XVIII e XIX apresentamos, por fim, uma proposta de tradução comentada dos volumes do tratado, evidenciando o método e as questões que permitiram a sua grande circulação e utilização em todo o período (AU)

Processo FAPESP: 15/19534-0 - Arquitetura, Espaço, Perspectiva: O tratado "Perspectiva Pictorum et Architectorum" de Andrea Pozzo (1642-1709)
Beneficiário:Mateus Alves Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado