Busca avançada
Ano de início
Entree


Evidências de seleção ambiental sugeridas por abordagens interdisciplinares em Avicennia L. (Acanthaceae): Evidences of environmental selection suggested by interdisciplinary approaches in Avicennia L. (Acanthaceae)

Texto completo
Autor(es):
Mariana Vargas Cruz
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia
Data de defesa:
Membros da banca:
Anete Pereira de Souza; Prianda Rios Laborda; Simone Aparecida Vieira; Karina Martins; Rodrigo Cogni
Orientador: Rafael Silva Oliveira; Anete Pereira de Souza
Resumo

A adaptação é frequentemente um produto da heterogeneidade ambiental no espaço geográfico e tem implicações importantes para a resposta das espécies às mudanças climáticas. Espécies com ampla distribuição geográfica representam um modelo ideal para o estudo de seleção ambiental, já que diferentes populações estão sujeitas a diferentes pressões seletivas, que podem moldar as variações genética e fenotípica. Investigamos a presença de evidências de seleção ambiental ao longo da distribuição de plantas com ampla distribuição, presentes de regiões tropicais a subtropicais e típicas de zonas costeiras - regiões para as quais estão previstos efeitos particularmente marcantes das mudanças climáticas deste século. Integramos resultados de diferentes abordagens, como ecofisiologia e transcriptômica comparativa, genômica populacional e varreduras genômicas por sinais de seleção, em "Avicennia germinans" e "A. schaueriana" para investigar se está ocorrendo evolução adaptativa nessas duas espécies arbóreas dominantes na costa atlântica da América do Sul. Observamos uma forte estrutura genética em ambas as espécies, bem como a presença de divergências supostamente não-neutras relacionadas com o balanço de água e de carbono, entre plantas de ambientes contrastantes. Notadamente, além de diferenças no fenótipo, encontramos nas duas espécies variações nucleotídicas com potenciais assinaturas de seleção positiva em supostos genes associados a processos biológicos chave na tolerância ao estresse abiótico. Apresentamos neste trabalho evidências de que plantas costeiras tropicais podem responder à heterogeneidade ambiental existente ao longo de sua distribuição em fatores como disponibilidade de água e intensidade luminosa. Além disso, apresentamos um caso específico de evolução rápida em resposta à seca fisiológica, com mudanças fenotípicas e nos perfis de expressão gênica e de variação nucleotídica. Nossos resultados ajudam a compreender como árvores tropicais sobrevivem diante de alterações ambientais, além de terem implicações para a conservação e fornecerem uma base para previsões mais realistas sobre as respostas dessas plantas costeiras a um clima em acelerada transformação (AU)

Processo FAPESP: 13/26793-7 - Evolução de Avicennia schaueriana frente à mudanças climáticas históricas e futuras: Genômica Funcional e Ecofisiologia
Beneficiário:Mariana Vargas Cruz
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado