Busca avançada
Ano de início
Entree


Determinação de íons cádmio e zinco no sistema estuarino - lagunar de Cananéia - Iguape por voltametria de redissolução anódica

Texto completo
Autor(es):
Ana Paula Ruas de Souza
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ)
Data de defesa:
Membros da banca:
Mauro Bertotti; Renato Sanches Freire; Jairo José Pedrotti
Orientador: Mauro Bertotti
Resumo

A determinação dos íons Cd(II) e Zn(II) foi realizada em amostras de águas estuarinas por voltametria de redissolução anódica utilizando microeletrodo de fibra de carbono (raio =3 µm). O filme de bismuto foi depositado in situ, simultaneamente com os analitos em microeletrodo sob as condições otimizadas. O intervalo linear da curva de calibração para ambos os íons metálicos foi 0,5 -10,0 nmol L-1 e os limites de detecção de Cd(II) e Zn(II) foram estimados em 17 e 52 pmol L-1, respectivamente. A precisão dos resultados fornecidos empregando-se o microeletrodo de filme de bismuto (BiFME) foi avaliada pela realização de experimento com uma amostra certificada e teste de recuperação. A utilidade da metodologia foi demonstrada aplicando o BiFME para determinar baixas concentrações de Cd(II) e de Zn(II) em água do estuário. (AU)

Processo FAPESP: 08/02384-2 - Ciclos biogeoquímicos do cádmio e do zinco em dois sistemas estuarinos do Estado de São Paulo: ênfase às determinações das fases dissolvidas dos metais por voltametria de redissolução anódica (stripping)
Beneficiário:Ana Paula Ruas de Souza
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado