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Incipit : a Vita Nova e a irrupção da lirica moderna

Texto completo
Autor(es):
Eduardo Sterzi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Betânia Amoroso; Luiz Cesar Marques Filho; João Adolfo Hansen; Andrea Lombardi
Orientador: Marcio Orlando Seligmann Silva
Resumo

Neste estudo, propomos uma compreensão renovada da obra de Dante Alighieri a partir da hipótese de que seu primeiro livro, a Vita Nova, oferece uma representação da irrupção da lírica moderna. Inicialmente, buscamos determinar o sentido desta irrupção (e, pois, dessa representação) com base na teoria da origem (Ursprung) de Walter Benjamin. Depois, insistimos na pertinência de uma reconstrução do conceito de modernidade, desde suas primeiras formulações ainda no Medievo, ao termos em vista a obra de Dante, e mais especificamente a Vita Nova. Finalmente, analisamos a Vita Nova a partir de quatro figuras fundamentais que esta legou ¿ não apenas como eixos temáticos, mas como elementos de formalização ¿ à lírica posterior: a Memória, o Amor, o Segredo e a Morte (AU)

Processo FAPESP: 01/00943-5 - Incipit: a Vita Nuova, de Dante Aleghieri, e a origem da lírica moderna
Beneficiário:Eduardo Sterzi de Carvalho Júnior
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado