Busca avançada
Ano de início
Entree


Sociedade, natureza e reforma agrária: assentamentos rurais e unidades de conservação na região do Pontal do Paranapanema\.

Texto completo
Autor(es):
Luiz Carlos Beduschi Filho
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE/BT)
Data de defesa:
Membros da banca:
Ricardo Abramovay; Basilia Maria Baptista Aguirre; Pedro Roberto Jacobi
Orientador: Ricardo Abramovay
Resumo

As famílias assentadas na Gleba Ribeirão Bonito, que vivem ao lado do Parque Estadual do Morro do Diabo, estão, ao contrário do que se poderia esperar, contribuindo, através de projetos articulados por uma rede de organizações, para a conservação dos recursos naturais desta Unidade de Conservação. A dissertação explora os fatores que têm condicionado tal realidade, fundamentando-se nas contribuições teóricas da economia das instituições e da sociologia ambiental. A conclusão é que está em processo de construção, na região do Pontal do Paranapanema, uma nova instituição que pode contribuir para a promoção de um modelo de desenvolvimento regional que inclua, ao mesmo tempo, o desenvolvimento social e econômico das famílias assentadas e a conservação da natureza. (AU)

Processo FAPESP: 99/07213-0 - A relacao sociedade-natureza em um assentamento de reforma agraria vizinho a uma unidade de conservacao no pontal do paranapanema-sp.
Beneficiário:LUIZ CARLOS BEDUSCHI FILHO
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado