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O suposto Retrato de Alvise Contarini do Museu de Arte de São Paulo: de Tiziano a Paris Bordon

Texto completo
Autor(es):
Maíra Canina Silvestrin
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Luciano Migliaccio; Luiz Cesar Marques Filho; Ricardo Marques de Azevedo
Orientador: Luciano Migliaccio
Resumo

Esta dissertação tem como objeto de estudo o retrato atribuído a Paris Bordon (1500 - 1571), conservado no Museu de Arte de São Paulo. O museu identifica a pintura com o título "Retrato de Alvise Contarini (?)" e data a obra entre 1525 e 1550. A tela se insere no contexto veneziano da pintura renascentista, e durante algum tempo muitos estudiosos atribuíram-na a Tiziano. Dentre suas características, destacam-se a atmosfera envolvente de luz e sombra, o olhar expressivo do modelo voltado para o observador e a presença de um nicho arquitetônico all'antica, onde a figura está inserida. O modelo segura um relógio de mesa que pode comportar uma ampla gama de significações e que confere à obra um caráter simbólico e emblemático. A identidade do retratado permanece incerta, embora o museu tenha aceitado a hipótese de se tratar de Alvise Contarini. Esta dissertação apresenta um estudo sobre a obra, com o propósito de inseri-la em seu contexto histórico e artístico, analisando-a em seus aspectos formais, estilísticos, e também iconográficos. Com isso, chegou-se a um conhecimento mais amplo e profundo da obra, das suas relações com o contexto histórico-artístico, com a pintura de Tiziano e, principalmente, com a de Paris Bordon, além dos possíveis significados que o relógio pode comportar nesse retrato (AU)

Processo FAPESP: 10/04155-0 - Estudo da tela de Paris bordon: "retrato de alvise contarini (?)" do Museu de Arte de São Paulo
Beneficiário:Maíra Canina Silvestrin
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado