Busca avançada
Ano de início
Entree


Ciclizações oxidativas de 3-hidróxi-benzenopropanóis promovidas por reagentes de iodo(III) hipervalente

Texto completo
Autor(es):
Paulo Sergio de Carvalho
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química
Data de defesa:
Membros da banca:
José Augusto Rosário Rodrigues; Liliana Marzorati; Luiz Alberto Beraldo de Moraes; Carlos Roque Duarte Correia; Lucia Helena Brito Baptistella
Orientador: José Augusto Rosário Rodrigues
Resumo

Este trabalho descreve uma metodologia para a síntese de 1,2- e 1,4-benzoquinona-monocetais através da oxidação de fenóis contendo uma cadeia hidróxi-alquílica lateral promovida por reagentes de iodo(III) hipervalente. 3-Hidróxi-?-metil-benzenopropanol e três derivados metoxilados foram preparados a partir dos respectivos benzaldeídos. Oxidações do 3-hidróxi-?-metil-benzenopropanol com um equivalente de diacetato de iodobenzeno (IBDA) ou [bis(trifluoroacetóxi)iodobenzeno] (BTIB) em diversos solventes não renderam o croman-6-ol esperado, mas apenas materiais poliméricos marrons. Entretanto, resultados interessantes foram obtidos das oxidações dos benzenopropanóis com dois equivalentes de IBDA em metanol ou 2,2,2-trifluoroetanol (TFE). Em metanol, 4,4-dimetóxi-cicloexa-2,5-dienonas e 6,6-dimetóxi-cicloexa-2,4-dienonas foram os produtos principais, enquanto que, em TFE, ciclizações da cadeia hidróxi-alquílica lateral não-rígida originaram monocetais semicíclicos de 1,2- e 1,4-benzoquinonas como produtos principais. A oxidação do 3-hidróxi-?-metil-4-metóxi-benzenopropanol em metanol rendeu um dímero de Diels-Alder mediante a cicloadição da respectiva cicloexa-2,4-dienona. As sínteses desses monocetais semicíclicos são importantes por se tratarem dos primeiros exemplos de cetais derivados de cromanóis obtidos por oxidações de fenóis contendo uma cadeia lateral não-rígida. A parte final do trabalho descreve as primeiras etapas de uma síntese do (S)-6-benzilóxi-2,5,7,8-tetrametil-croman-2-carbaldeído, proposta com base na metodologia desenvolvida. A síntese desse heterociclo representaria uma nova síntese formal da vitamina E (?-tocoferol). (AU)

Processo FAPESP: 97/05180-2 - Ciclizacoes fenolicas induzidas por compostos de iodo hipervalente. desenvolvimento de metodologia para a obtencao dos carbociclos da vitamina e e da estrona.
Beneficiário:Paulo Sergio de Carvalho
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado