Busca avançada
Ano de início
Entree


Detecção automática de lesões não palpáveis da mama utilizando atributos de textura

Texto completo
Autor(es):
Roberto Rodrigues Pereira Junior
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques; Denise Guliato; Nelson Delfino D'Ávila Mascarenhas; Annie France Frère Slaets; Clóvis Simão Trad
Orientador: Paulo Mazzoncini de Azevedo Marques
Resumo

Neste trabalho é proposto um sistema de auxílio ao diagnóstico do câncer de mama para detecção de lesões não palpáveis de mama através da utilização de atributos de textura. O trabalho é composto de 3 etapas: segmentação, caracterização e detecção. Na etapa de segmentação foi realizado a segmentação da região mamária de todo o mamograma utilizando técnicas de morfologia matemática. Na etapa de caracterização foram extraídos 19 medidas de textura, 13 atributos de Haralick e 6 baseados na Transformada Wavelet, calculadas a partir de regiões de interesse contendo lesões mamárias e regiões normais. Foram selecionados os melhores atributos utilizando a distância Jeffries Matusita e classificados utilizando um classificador K-NN. Na etapa de detecção foi aplicado o algoritmo desenvolvido a uma base de imagens de lesões não palpáveis de mama. Por fim, os resultados obtidos são apresentados e discutidos a partir de tabelas e curvas ROC e FROC. Os resultados obtidos na detecção das lesões não palpáveis foram de 80% de sensibilidade e 1.47 FP/imagem utilizando os atributos de Haralick e 70% de sensibilidade e 1.96 FP/imagem utilizando os atributos baseados na Transformada Wavelet. (AU)

Processo FAPESP: 99/03318-2 - Auxilio a deteccao de lesoes nao palpaveis da mama utilizando transformada de wavelet e atributos de textura de imagens digitalizadas.
Beneficiário:Roberto Rodrigues Pereira Junior
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado