Os modelos plasticos auxiliares e suas funcoes entre os pintores italianos.
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Autor(es): |
Alexandre Ragazzi
Número total de Autores: 1
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Tipo de documento: | Tese de Doutorado |
Imprenta: | Campinas, SP. |
Instituição: | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Data de defesa: | 2010-06-12 |
Membros da banca: |
Luiz Cesar Marques Filho;
Luciano Migliaccio;
Claudia Valladao Mattos;
Jens Michael Baumgarten;
Magno Moraes Mello
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Orientador: | Luiz Cesar Marques Filho |
Resumo | |
Procedimento surgido na Itália central durante o Quatrocentos, o uso de modelos plásticos auxiliares estava entre as diversas etapas que compunham o longo processo de realização de uma pintura. Essa prática artística consistia na elaboração de estatuetas de argila ou cera que deveriam atuar como modelos para o pintor. Podiam ser vestidos ou não, utilizados como figuras isoladas ou em uma composição. Devido aos frágeis materiais com os quais eram feitos e ao desinteresse dos contemporâneos em preservá-los pouquíssimos resistiram à ação do tempo, e os meios agora disponíveis para atestar sua existência são sobretudo a análise de pinturas e desenhos, de inventários e da literatura artística. Com efeito, embora dispersos, há um grande número de testemunhos a respeito dessa prática nos escritos sobre arte, e através desses registros é possível compreender as funções e o valor atribuídos a esses modelos no processo criativo dos pintores. O momento de maior difusão dessa prática parece ter se dado durante o século XVI. Os testemunhos existentes apontam para um uso disseminado de tais modelos entre os artistas italianos, tanto em ambiente romano-toscano quanto setentrional. Entretanto, a partir do final daquele século também é possível perceber que seu emprego começou a ser questionado, ora sendo incentivado, ora reprovado. A análise desse período, portanto, oferece a possibilidade de demarcar essa prática artística e, ao mesmo tempo, aquilatar sua extensão e seu alcance. (AU) | |
Processo FAPESP: | 06/53541-5 - Os modelos plasticos auxiliares e suas funcoes entre os pintores italianos. |
Beneficiário: | Alexandre Ragazzi |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |