Busca avançada
Ano de início
Entree


Vias de sinalização desencadeadas pela estimulação do adrenoceptor b em células secretoras da glândula de veneno da serpente Bothrops jararaca.

Texto completo
Autor(es):
Mariana Bayerlein Zablith
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Norma Yamanouye; Maria Cristina Breno; Ruy Gastaldoni Jaeger
Orientador: Norma Yamanouye
Resumo

O adrenoceptor <font face=\"symbol\">b está presente na glândula de veneno de Bothrops jararaca, tanto no estado quiescente como no ativado por 4 dias, entretanto, quando estimulado, aumenta os níveis de AMPc somente em células secretoras no estado quiescente. Neste trabalho, estudamos funcionalmente o adrenoceptor <font face=\"symbol\">b durante o ciclo de produção de veneno e verificamos a sua função. Mostramos que a estimulação do adrenoceptor <font face=\"symbol\">b promove aumento na taxa de acidificação do meio extracelular em células quiescentes e ativadas por 4 dias, mas não por 15 dias. Em células quiescentes, a estimulação do adrenoceptor <font face=\"symbol\">b também promove o influxo de cálcio, via canais operados por voltagem e por receptor e a liberação de cálcio de estoques intracelulares sensíveis a tapsigargina. Em células ativadas por 4 dias, o aumento de cálcio citosólico é significativamente menor do que em células quiescentes, confirmando a dessensibilização deste receptor. PKA não participa desta sinalização. Dados in vivo mostram que o adrenoceptor <font face=\"symbol\">b é importante para desencadear o ciclo de produção de veneno. (AU)

Processo FAPESP: 04/11540-7 - Nova estratégia para a produção de veneno de serpentes in vitro: imortalização, desenvolvimento e caracterização de linhagem de células secretoras obtidas da glândula de veneno da serpente Bothrops jararaca
Beneficiário:Mariana Bayerlein Zablith
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado