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Cultura e mercado no contexto transnacional: uma etnografia da tecnologia empresarial Odebrecht

Texto completo
Autor(es):
Alicia Ferreira Gonçalves
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Guilhermo Raul Ruben; Shiguenoli Miyamoto; José Maria Ferreira Jardim da Silveira; Lucia Muller; Lea Carvalho Rodrigues
Orientador: Guilhermo Raul Ruben
Resumo

Esta tese apresenta uma descrição densa dos processos econômicos nacionais e transnacionais realizados por uma empresa construtora que pertence a um Grupo privado nacional que atua no contexto transnacional: a Construtora Norberto Odebrecht (CNO) que integra o Grupo Odebrecht. Neste estudo é enfocada a atuação da empresa construtora em dois países: Brasil e Peru. A empresa transnacional é considerada como um foco estratégico para a compreensão das mudanças em curso na sociedade contemporânea apreendidas nesta tese a partir de uma perspectiva latino-americana. Devido a sua relevância para a economia latino-americana, particularmente, para a economia brasileira, o caso Odebrecht permite explorar analiticamente as duas indagações de natureza teórica que propõe este estudo: A primeira indagação é: quais são as conexões existentes entre a cultura e o mercado? E quais são as conexões existentes entre os fatores que se desenvolvem na esfera nacional e os fatores transnacionais? Com a finalidade de desenvolver neste estudo as questões enunciadas acima adoto como foco empírico estratégico a Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO). A TEO é apreendida a partir da sua dimensão institucional que se explicita nos relatos da cúpula empresarial e nas publicações oficiais do Grupo e na sua dimensão empírica, nas práticas sociais concretas, que são apreendidas por meio dos relatos dos agentes empresariais que a praticam. Visando construir uma descrição densa dos processos desenvolvidos pela construtora foram realizadas entrevistas, conversas informais, observações, coleta de dados nos escritórios e nos canteiros de obras da construtora nos dois países, paralelamente, foram realizadas visitas (a) e coleta de dados em vários órgãos envolvidos no campo das construtoras no Brasil e no Peru. A experiência empírica da Odebrecht analisada nesta tese, a partir de uma perspectiva etnográfica explicita de que forma se articulam histórica e concretamente os fatores de ordem cultural e o mercado e os fatores nacionais e os transnacionais. Essas articulações se expressam na TEO que realiza a mediação entre a cultura e o mercado e os fatores nacionais e os transnacionais (AU)

Processo FAPESP: 99/02031-1 - Cultura e mercado no contexto (trans)nacional: uma etnografia da tecnologia Odebrecht
Beneficiário:Alicia Ferreira Goncalves
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado