Busca avançada
Ano de início
Entree


Tratamento de plantas matrizes de Chrysanthemum morifolium Ramat cv. Bi Time com N, P, K+, Ca2+ e Mg2+ e calogênese in vitro

Texto completo
Autor(es):
Fábio Borgatto
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Piracicaba.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC)
Data de defesa:
Orientador: Murilo de Melo
Resumo

O presente trabalho teve por objetivo estudar o efeito do estado nutricional de plantas matrizes de Chrysanthemum morifolium Ramat cv "Bi Time", na indução e crescimento de calos a partir de explantes caulinares e foliares. Plantas de crisântemo foram cultivadas em vasos plásticos contendo areia lavada, e mantidas em casa de vegetação. Essas plantas foram submetidas a tratamentos com soluções nutritivas contendo diferentes níveis dos nutrientes nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e magnésio. Decorridos 30, 45 e 60 dias após o início do tratamento com as soluções nutritivas, foram extraídos explantes de segmento caulinar e foliar, e inoculados em meio de cultura MS suplementado com 0,1 mg L-1 Kin e 5,0 mg L-1 NAA. As avaliações foram efetuadas 30 dias após a inoculação, com base no ganho de massa de matéria fresca dos calos formados. Os dados obtidos mostraram que a produção de massa de matéria fresca de calos foi dependente dos níveis e da duração do tratamento com nitrogênio. Resultados similares foram obtidos com o nutriente fósforo, onde maiores e menores doses deste nutriente reduziram a calogênese. Nos experimentos com potássio verificou-se que a calogênese em explantes caulinares foi independente da duração do tratamento, porém foi dependente dos níveis de potássio, enquanto que para o explante foliar observou-se dependência dos níveis e da duração do tratamento. Os resultados obtidos com o cálcio demonstraram grande influência na calogênese "in vitro", a qual foi inversamente proporcional à concentração e diretamente proporcional à duração do tratamento. A calogênese foi diretamente proporcional aos níveis de magnésio, e inversamente proporcional à duração do tratamento em explantes caulinares (AU)

Processo FAPESP: 97/09581-1 - Efeito do estudo nutricional de plantas matrizes de chrysanthemum morifolium ramat cv "bi time" no processo de morfogenese in vitro.
Beneficiário:Fabio Borgatto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado