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Relações entre funções psicológicas superiores e processos de significação: vivências formativas e diálogos com professores de ciências

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Autor(es):
Mayla Eduarda Rosa Celorio
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Ribeirão Preto.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Joana de Jesus de Andrade; Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves; Carolina Picchetti Nascimento; Ana Maria Queirós Norberto
Orientador: Joana de Jesus de Andrade
Resumo

A elaboração de conceitos científicos é concernente ao desenvolvimento psicológico humano, pois, de acordo com os referenciais teóricos da abordagem histórico-cultural, esses conceitos são, por natureza, sistematizados, complexos, generalizantes e produtos do desenvolvimento histórico. Nesse sentido, sua produção e apropriação, que são designadas nesse trabalho como processos de significação, consistem em uma atividade especificamente humana, que é fruto de uma relação intrínseca entre aspectos biológicos e socioculturais. Considerando os estudos sobre desenvolvimento biológico na abordagem histórico-cultural, uma vez que Vigotski dedicou parte de sua pesquisa à questão da localização das funções psicológicas superiores (FPS) na atividade cerebral, bem como as atuais contribuições das neurociências, o objetivo geral desta pesquisa é investigar as relações funções psicológicas superiores e os processos de significação, de modo dialógico com professores de ciências. Em termos de objetivos específicos e, por meio do método de genético-experimental e do método sintético-genético, esse trabalho visa identificar e discutir as significações que os professores realizam enquanto estudam temas de neuropsicologia e apresentam suas elaborações por meio de práticas pedagógicas (leitura de texto, discussão em grupo, elaboração de esquemas conceituais, apresentação de trabalhos) na oficina formativa proposta; bem como, analisar, sob a abordagem histórico-cultural, as significações produzidas pelos professores participantes, considerando as funções psicológicas superiores subjacentes a esses processos. Os dados obtidos nas oficinas estão organizados em situações interativas, sistematizados em forma de episódios e analisados seguindo os mesmos princípios do método dialético adotado por Vigotski. (AU)

Processo FAPESP: 17/13515-0 - Relações entre funções psicológicas superiores e elaboração conceitual: vivências formativas e diálogos com professores de ciências
Beneficiário:Mayla Eduarda Rosa Celorio
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado