Busca avançada
Ano de início
Entree


O problema de alocação de berços: aspectos teóricos e computacionais

Texto completo
Autor(es):
Flávia Barbosa
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação
Data de defesa:
Membros da banca:
Antonio Carlos Moretti; Carla Taviane Lucke da Silva Ghidini; Anibal Tavares de Azevedo
Orientador: Antonio Carlos Moretti; Luiz Leduino de Salles Neto
Resumo

O comércio internacional é profundamente dependente do transporte marítimo e por isso, os portos tem sido forçados a investir em infra-estrutura e logística. Nesse contexto, o presente trabalho aborda o Problema de Alocação de Berços: como alocar navios a berços em um dado horizonte de planejamento de modo a minimizar os custos operacionais. No Brasil, a companhia Vale é responsável pela exportação da matéria-prima minério de ferro utilizado na fabricação do aço. Assim, será proposto métodos que otimizem suas operações portuárias, mais especificamente para o Terminal de Praia Mole no Porto de Tubarão. Para tanto, dois modelos matemáticos e duas heurísticas serão implementadas. Os modelos, adaptados de casos existentes na literatura, são executados com o CPLEX e os resultados obtidos são comparados para que a melhor opção seja encontrada (AU)

Processo FAPESP: 12/01811-0 - Otimização dos custos de carregamento e de transporte de cargas por navios: aspectos teóricos e computacionais
Beneficiário:Flávia Barbosa
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado