Busca avançada
Ano de início
Entree


Alterações nas glândulas salivares e intestino de fêmeas de carrapatos Rhipicephalus sanguineus l. s. alimentadas em diferentes períodos frente a resposta imunológica de hospedeiros imunizados com extratos de glândulas salivares de carrapatos e com a calreticulina

Texto completo
Autor(es):
Elen Fernanda Nodari Dragoni
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Rio Claro. 2018-10-31.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro
Data de defesa:
Orientador: Maria Izabel Souza Camargo
Resumo

Os carrapatos hoje em dia têm sido considerados como importante alvo de estudos, uma vez que são ectoparasitas que espoliam seus hospedeiros severamente, bem como são vetores de uma série de patógenos. Nessa direção, controlar esses Arthropoda tem se tornado prioridade, principalmente pelo fato de que o controle como vem sendo feito por meio do uso de químicos sintéticos, tem provocado além de outros efeitos, a seleção de populações resistentes. Especificamente os carrapatos que fazem parte do complexo Rhipicephalus sanguineus lato sensu têm se destacado por sua ampla distribuição e por parasitar, principalmente, o cão doméstico. Diante disso, para se realizar um controle destes ectoparasitas que seja eficiente e ao mesmo tempo sustentável vem se buscando alternativas diversas. Dentre elas destaque-se o controle imunológico por meio da aplicação de vacinas, o que consequentemente estimula a busca por antígenos que tenham capacidade de sensibilizar o sistema imune do hospedeiro e que ao mesmo tempo possua reatividade cruzada com outras espécies de carrapatos. O presente estudo teve como objetivo avaliar as alterações nas glândulas salivares e no intestino de fêmeas de carrapatos Rhipicephalus sanguineus l. s. alimentadas em diferentes períodos frente a resposta imunológica de hospedeiros imunizados com extratos de glândulas salivares de carrapatos da mesma espécie (e com a calreticulina), visto serem órgãos vitais para o sucesso biológico desse ectoparasita. Os resultados monstraram que o EGS2, o EGS4 e a CRT sensibilizaram o sistema imune dos hospedeiros via produção de anticorpos contra as proteínas presentes nos extratos e contra a CRT. Alterações na morfofisiologia das glândulas salivares e do intestino revelaram que a imunização interferiu na síntese e produção da fosfatase ácida e da calreticulina e aumentou a expressão de genes relacionados à morte, levando as glândulas a sofrer degeneração precoce. Essas alterações nos órgãos aqui estudados, sugeriram que proteínas presentes nas glândulas salivares, incluindo a CRT são antígenos candidatos ao desenvolvimento de vacinas para o controle de carrapatos. (AU)

Processo FAPESP: 14/02843-8 - Hematofagia em fêmeas de Rhipicephalus sanguineus L. S. (Acari: Ixodidae) e suas relações: bioquímicas (bioativos presentes em extratos) e morfofisiológicas (glândulas salivares e intestino)
Beneficiário:Elen Fernanda Nodari
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto