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Instruir, moralizar e civilizar: nação e sociedade nas Ilustração do Brasil (RJ, 1876-1880) e Ilustração Popular (RJ, 1876-1877)

Texto completo
Autor(es):
Helen De Oliveira Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Assis. 2020-07-30.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis
Data de defesa:
Orientador: Tania Regina de Luca
Resumo

No decorrer do século XIX, predominou no Brasil a imprensa ilustrada humorística produzida por processo litográfico, mas que convivia com periódicos considerados sérios, que se esforçavam por incorporar em suas páginas a xilografia, a exemplo do que ocorria na imprensa europeia, como foi o caso da Ilustração do Brasil (RJ, 1876-1880) e de sua congênere, a Ilustração Popular (RJ, 1876-1877), ambas de Charles F. de Vivaldi (1824-1902), que teria contado com o auxílio de sua filha, Corina de Vivaldi (1859-1892). Essas publicações destacaram-se durante os anos finais da década de 1870 por tentarem suprir a crescente demanda por gravuras no Brasil e oferecer aos respectivos público leitor, ou seja, à elite intelectual e às camadas menos abastadas, estampas luxuosas. Tomando-as como fonte e objeto, pretende-se realizar análise sistemática do conteúdo desses impressos, a fim de evidenciar o que se escolhia publicar e como tal conteúdo contribuía para a construção de uma dada ideia sobre a nação e sociedade brasileiras. Sempre se colocando como paladinos da modernidade nacional e social, esses periódicos aspiravam instruir, moralizar e civilizar, cumprindo, desta forma, o papel que atribuíam à imprensa. (AU)

Processo FAPESP: 17/20828-4 - Instruir, moralizar e civilizar: nação e sociedade nas ilustração do Brasil (1876-1880) e ilustração popular (1876-1877)
Beneficiário:Helen de Oliveira Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado