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Figuras carnavalizadas na 'Cena Trimalchionis', de Petrônio e em Trimalchio, de F. Scott Fitzgerald

Texto completo
Autor(es):
Jassyara Conrado Lira da Fonseca
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Araraquara. 2017-07-18.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara
Data de defesa:
Orientador: Márcio Thamos
Resumo

Esta pesquisa desenvolve-se em torno da análise comparada das obras “Cena Trimalchionis” – ou “O Banquete de Trimalquião” – episódio inserido no Satyricon, de Petrônio (? -65d. C.) e Trimalchio, uma primeira versão da obra The Great Gatsby, de F. Scott Fitzgerald (1896-1940). A aproximação dos textos é feita pelo narrador de Trimalchio que compara Gatsby a Trimalquião, e acentua-se no título dado à versão publicada em 2000, que declara o caráter intertextual da narrativa, que aqui será pensado com Julia Kristeva (1974). Partimos dessa relação para a observação de um tema comum às duas obras: o da carnavalização, desenvolvido por Bakhtin (1981;1986;1993). A partir da investigação de aspectos típicos do carnaval encontramos similaridades na composição de personagens e cenários e estudamos tal composição por meio de figuras que vemos repetidas na duas obras. Para o estudo dessas figuras nos valemos da teoria semiótica da figuratividade, seguindo, principalmente, os preceitos de Bertrand (2003), apoiando-nos também nas análises de Fiorin (2014). A inovadora obra de Petrônio desafia os estudiosos na classificação de seu gênero, todavia é possível observar importantes características da sátira menipeia, o que ratifica o caráter carnavalizado da narrativa. O romance de Fitzgerald, inegavelmente autônomo, ganha um novo realce ao dialogar com o texto latino. (AU)

Processo FAPESP: 13/15226-4 - Figuras Carnavalizadas em "O Banquete de Trimalquião" e "Trimalchio".
Beneficiário:Jassyara Conrado Lira da Fonseca
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado