Busca avançada
Ano de início
Entree


Perfil de cortisol, glicemia e de parâmetros sanguineos de girinos de rã-touro, Rana catesbeiana, em diferentes densidades e após exposição aérea

Texto completo
Autor(es):
Patrícia Coelho Teixeira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Jaboticabal. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal
Data de defesa:
Orientador: Maria José Tavares Ranzani de Paiva; Claudia Maria Ferreira
Resumo

Estudar o sangue significa monitorar a saúde dos animais reduzindo, desta forma, as perdas por doenças ou injúrias, seja frente a um determinado tipo de estressor, por sistemas de criação não apropriados, por manejos inadequados ou ainda por alterações ambientais. O objetivo deste trabalho foi avaliar a resposta fisiológica de girinos de rã-touro (Rana catesbeiana) em diferentes densidades e após exposição aérea. O experimento foi realizado em duas etapas utilizando-se de animais entre os estágios 31 a 39, na fase de pró-metamorfose; na primeira etapa, realizada no CAUNESP - UNESP/SP, avaliou-se somente a exposição aérea nos tempos de 0, 15, 30,45,60 e 90 minutos. Na segunda etapa, realizada no Instituto de Pesca – APTA/ SP foi avaliada a densidade de estocagem sendo testados 1 girino/L (Tratamento I), 5 girinos/L (Tratamento 2) e 10 girinos/L (Tratamento 3), conduzidos em 3 réplicas simultâneas, e a exposição aérea nos dias 0,14(6 horas), 4, 8 e 12 dias. O sangue foi retirado por rompimento do vaso caudal na condição de Normóxia - N (tempo zero) e Hipóxia - H (tempo de 15 minutos de exposição ao ar). Avaliou¬se, na primeira etapa, somente o cortisol plasmático e na segunda etapa, cortisol plasmático, glicemia, hematócrito, hemoglobina, número de eritrócitos, os índices hematimétricos absolutos ¬VCM, HCM e CHCM, contagem diferencial de leucócitos e contagem total de leucócitos e trombócitos. Foi observado um aumento nos valores de cortisol, aos 4 e 8 dias de exposição aérea retomando aos valores basais ao final do experimento, apesar de não haver diferenças significativas. A glicemia foi influenciada no tratamento com 10 girinos/L mostrando forte correlação com a hipóxia. Os parâmetros hematológicos, principalmente, o número de linfócitos, neutrófilos e eosinófilos mostraram diferença significativa aos 12 dias de experimentação... (AU)

Processo FAPESP: 05/52135-0 - Uso de indicadores biológicos para avaliação dos efeitos estressores em girinos de rã-touro (Rana catesbeiana)
Beneficiário:Patricia Coelho Teixeira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado