Busca avançada
Ano de início
Entree


Clonagem, expressão e avaliação da imunogenicidade e do potencial adjuvante induzidos pela proteína \heat-shock\  Cpn60 da Bordetella pertussis.

Texto completo
Autor(es):
Paulo Silva Wolf
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Vera Cristina Bugelli Cainelli Gebara; Wagner Quintilio; Wilmar Dias da Silva
Orientador: Vera Cristina Bugelli Cainelli Gebara; Alexandre Paulo Yague Lopes
Resumo

A proteína Cpn60 faz parte de um grupo de proteínas altamente conservadas que estão envolvidas em funções celulares essenciais. camundongos BALB\\c foram imunizados com 5 ou 10 µg da proteína recombinante (Cpn60r) sozinha ou adicionada à vacina DTP sem hidróxido de alumínio (NADTP). A vacina DTP do Instituto Butantan (DTP) foi usada como controle. Foi avaliada a produção de citocinas por células esplênicas após reestímulo in vitro com a Cpn60r. Os animais foram desafiados após o protocolo de imunização. A Cpn60r sozinha ou misturada à vacina NADTP foi capaz de induzir níveis de anticorpos contra pertussis mais altos do que os induzidos pela DTP. Os níveis de IgG1 e IgG2a foram similares para todos os grupos. Pôde-se observar a produção de de IL-6 e IFN-&#947 nos grupos imunizados com Cpn60r. Os grupos imunizados com Cpn60r+NADTP apresentaram um índice de proteção entre 60 e 80% contra o desafio pela bactéria virulenta, semelhante ao grupo imunizado com DTP. A proteína Cpn60r é bastante promissora não somente como imunógeno, mas também como adjuvante. (AU)

Processo FAPESP: 06/59050-3 - Clonagem e expressão de proteínas imunogênicas de Bordetella pertussis e avaliação da resposta imunológica
Beneficiário:Paulo Silva Wolf
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado