Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo morfológico, morfométrico e molecular de espécies do complexo Triatoma brasiliensis (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae)

Texto completo
Autor(es):
Jader de Oliveira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Araraquara. 2015-12-10.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Araraquara
Data de defesa:
Orientador: João Aristeu da Rosa; Vagner José Mendonça
Resumo

O subcomplexo Triatoma brasiliensis compreende as espécies: Triatoma brasiliensis brasiliensis, T. juazerensis, T. lenti, T. melanica T. melanocephala, T. petrochii, T. sherlocki, T. tibiamaculata e T. vitticeps. Essas espécies apresentam muitas questões relativas à sua biologia e filogenia. Diante dessa constatação e servindo-se de estudos moleculares, morfológicos e morfométricos avaliaram-se aspectos filogenéticos das espécies do referido complexo. Para tanto caracteres morfológicos da genitália externa feminina, foram estudadas por meio de microscopia eletrônica de varredura (MEV). Por microscopia óptica foram desenvolvidos estudos morfométricos: geometria morfométrica de cabeças e asas, mensuração do comprimento e largura da cabeça, comprimento do tórax, abdômen e dos três segmentos da probóscide de adultos fêmeas e machos. Foram sequenciadas regiões dos genes nucleares dos espaçadores transcritos internos I e II e dos genes mitocondriais 12S, 16S, COI e CyTb e avaliadas com o intuito de propor hipóteses filogenéticas para as espécies do complexo. (AU)

Processo FAPESP: 13/08826-5 - Estudo morfológico, morfométrico e molecular de espécies do complexo Triatoma brasiliensis (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae)
Beneficiário:Jader de Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado