Busca avançada
Ano de início
Entree


A poetica da aquarela

Texto completo
Autor(es):
Vera Regina Vilela Bonnemasou
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
José Roberto Teixeira Leite; Renina Katz Pedreira; Alcindo Moreira Filho
Orientador: José Roberto Teixeira Leite; Julio Plaza
Resumo

A técnica da aquarela é analisada tendo-se como parâmetro a pintura sumi-e, a aguada oriental, possuidora de três princípios essenciais, o "simples", a "natureza" e o "simbólico", os quais são relacionados com as categorias fenomenológicas de Peirce, a "primeiridade", a "secundidade" e a "terceiridade". A metodologia e a estética que permeiam o trabalho são de cunho semiótico ressaltando-se aí a noção de ícone, essencial à definição do objeto estético. Coincidentemente esta noção está presente na estética oriental e se manifesta na pintura sumi-e, a arte mais representativa do extremo-oriente. A aquarela resulta mais singular comparada com a pintura sumi-e, de caráter mais universal, podendo enriquecer-se numa interação com esta. Por meio da análise das aquarelas realizadas pela autora, estabelece-se uma circularidade entre a parte teórica e a prática, instaurando-se uma poética (AU)

Processo FAPESP: 93/02089-3 - A poética da aquarela
Beneficiário:Vera Regina Vilela Bonnemasou
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado