Busca avançada
Ano de início
Entree


Atividade antinociceptiva e anticancer in vitro de microencapsulados produzidos com extrato bruto e vouacapanos obtidos das sementes de Pterodon pubescens Benth

Texto completo
Autor(es):
Leila Servat Medina
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Data de defesa:
Membros da banca:
Mary Ann Foglio; Patricia Correa Dias; Priscila Gava Mazzola
Orientador: Rodney Alexandre Ferreira Rodrigues; João Ernesto de Carvalho; Mary Ann Foglio
Resumo

As plantas medicinais têm sido fonte de agentes medicinais há milhares de anos para o tratamento de um amplo espectro de doenças. Entre as alternativas que podem ser utilizadas para preservar as características do material vegetal, destaca-se a encapsulação em micropartículas. Estudos prévios com espécie Pterodon pubescens Benth. (sucupira) avaliaram a eficácia (ação antiinflamatória e antinociceptiva) e a segurança (eventuais efeitos toxicológicos) dos extratos, frações ativas e compostos isolados de P. pubescens. No presente trabalho, avaliou-se o benefício do processo de microencapsulação por spray drying para preservação das características químicas, aliado a ações biológicas in vitro e in vivo dos extratos e compostos isolados. Extratos brutos produzidos com sementes provenientes de Minas Gerais (EBMG), Bahia (EBBA), Mato Grosso (EBMT) ou São Paulo (EBSP) apresentaram perfil químico distinto, demonstrando a variabilidade química da espécie de diferentes procedências. A partir dos extratos EBMG e EBSP foram isolados os vouacapanos C1 e C2, ambos com atividade antinociceptiva, sendo que a atividade de C1 esteve mais relacionada a componente de dor neurogênica. C1 e os extratos EBBA, EBSP e EBMT foram microencapsulados por spray drying e, juntamente com as amostras livres, armazenados em câmara climática com umidade e temperatura controladas para o estudo de estabilidade. Os resultados dos ensaios de atividade anticâncer in vitro em células tumorais humanas e atividade antinociceptiva em modelos com camundongos, demonstraram que a técnica de microencapsulação por spray drying preservou a ação, tanto do composto isolado quanto dos extratos demonstrando ser uma alternativa útil para prolongar o tempo de estocagem, principalmente do extrato bruto.As vantagens apresentadas pelo processo de microencapsulação dos produtos obtidos a partir de P. pubescens, motivam a continuidade dos estudos de padronização com esta espécie, para viabilizar um produto que atenda a parâmetros de reprodutibilidade, eficácia e segurança. (AU)

Processo FAPESP: 07/57681-9 - Atividade antinociceptiva e anticancer in vitro de microencapsulados produzidos com extrato bruto e vouacapanos obtidos das sementes de pterodon pubescens benth.
Beneficiário:Leila Servat Medina
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado