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Corpo e artes visuais nos anos 1990: panorama de 97 e Bienal de 98

Texto completo
Autor(es):
Priscilla Ramos da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria de Fatima Morethy Couto; Ricardo Nascimento Fabbrini; Regina Helena Pereira Johas; Dária Gorete Jaremtchuk; Hermes Renato Hildebrand
Orientador: Maria de Fatima Morethy Couto
Resumo

Este trabalho ¿ uma investigação sobre a emergência do tema do corpo nas artes visuais da década de 1990 ¿ é composto de três capítulos. O primeiro parte da premissa de que a irrupção do corpo como um tema privilegiado na arte dos anos 1990 relaciona-se ao estabelecimento de uma crise. Ao examinar esta crise, através de uma análise dos debates levantados por alguns teóricos do corpo na contemporaneidade, o capítulo tece um panorama para a compreensão da arte do corpo produzida nos anos 1990. Já o segundo capítulo trata de como a emergência do corpo enquanto um ¿problema¿ na cultura contemporânea refletiu-se no campo das artes visuais. Além de analisar alguns artistas e exposições que obtiveram destaque internacionalmente nos anos 1990, o capítulo discute as teorias ou conceitos do ¿abjeto¿ e do ¿pós-humano¿, largamente empregados pela crítica na caracterização da arte do corpo do período. Já o terceiro e último capítulo examina a arte do corpo realizada no Brasil tendo como parâmetros o 25º Panorama de Arte Brasileira (1997) e o segmento Um e Outro da XXIV Bienal de São Paulo (1998). Duas das mostras periódicas de maior prestígio no país, o Panorama e a Bienal atestam a importância assumida pelo tema do corpo na arte brasileira dos anos 1990 (AU)

Processo FAPESP: 05/54077-8 - Corpo e artes visuais nos anos 1990: Panorama de 97 e Bienal de 98
Beneficiário:Priscilla Ramos da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado