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Teaching cariology in Brazil

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Autor(es):
Naiara de Paula Ferreira Nóbilo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Piracicaba, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria do Carmo Matias Freire; Viviane Elisangela Gomes; Tatiana Ribeiro de Campos Mello; Cinthia Pereira Machado Tabchoury
Orientador: Maria da Luz Rosário de Sousa; Jaime Aparecido Cury
Resumo

A cárie dentária continua sendo um dos problemas de saúde bucal mais prevalente, que mobiliza esforços econômicos, políticos e sociais para o seu enfrentamento. Sua ocorrência desigual entre as populações, e entre países de todo o mundo, tem sido objeto de preocupação crescente, sobremaneira pelo seu fenômeno de polarização. Assim, faz-se necessário acompanhar e avaliar a inserção do campo de conhecimento da Cariologia, como sendo a compreensão científica da etiologia, patogenia, prevenção e tratamento da cárie, além de eventos relacionados à outras desordens do tecido dental, na formação de estudantes de Odontologia. O objetivo desta tese foi avaliar o ensino da Cariologia no Brasil, utilizando-se métodos diversificados em uma abordagem quanti-qualitativa: análise documental do ementário de faculdades públicas do país, identificando aspectos da estrutura curricular referentes à temática da Cariologia; aplicação de um Questionário de Conhecimento sobre Cariologia, contendo testes com conteúdos das áreas básica, clínica e de saúde coletiva além de uma questão discursiva sobre conceito de cárie à formandos de faculdades públicas e particulares, de todas as regiões do Brasil; utilização de caso clínico para verificar a conduta dos formandos do país frente à doença cárie; e uso de entrevistas semiestruturadas com professores das diferentes regiões do país para investigar a perspectiva desses professores sobre o ensino da Cariologia. Foram contempladas 44 faculdades públicas (total no país de 47), 842 formandos (universo de 1.000 dentre as faculdades investigadas) e 92 professores. As faculdades públicas de Odontologia do Brasil demonstram o compromisso de abordarem conteúdos de Cariologia nas disciplinas, porém com ênfase no ciclo clínico. O conhecimento de Cariologia dos formandos do Brasil esteve centrado na ótica biologicista, com ênfase nas questões ligadas à prática clínica-curativista, assim como o enfrentamento dos mesmos frente a doença cárie, sendo discretamente sinalizada, entre os estudantes investigados, a possibilidade de uma abordagem mais conservadora. Os docentes participantes apresentam conceitos diversos sobre Cariologia e muitos fazem referência à necessidade de modificações de ordem estrutural e de reorientação das práticas visando à melhorias para o ensino da Cariologia. Em conclusão, o Ensino da Cariologia no Brasil apresenta-se distribuído em disciplinas ao longo do curso de Odontologia e identifica-se com abordagens curativistas sob a ótica biologicista dentre formandos, professores e instituições de ensino, sendo necessárias intervenções para ampliar as possibilidades de compreensão integral deste campo de conhecimento e práticas intervencionistas mais conservadoras (AU)

Processo FAPESP: 11/24042-9 - Ensino da Cariologia no Brasil
Beneficiário:Naiara de Paula Ferreira Nóbilo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto