Busca avançada
Ano de início
Entree


Influência de diferentes fontes de luz e distâncias de ativação no grau de conversão e propriedades mecânicas de sistemas adesivos

Texto completo
Autor(es):
Lívia Aguilera Gaglianone
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Piracicaba, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Data de defesa:
Membros da banca:
Giselle Maria Marchi; Paula Mathias Rabelo de Morais; Cesar Augusto Galvão Arrais
Orientador: Giselle Maria Marchi
Resumo

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a influência de diferentes fontes de luz e distâncias de ativação no grau de conversão (GC) e nas propriedades mecânicas (módulo de elasticidade - ME e resistência à flexão - RF) de cinco sistemas adesivos (Scotchbond MP Plus - SBMP; Single Bond 2 - SB2; One-up Bond F Plus - OUP; Clearfil Protect Bond - CP, e P90 System Adhesive: primer - P90P e adesivo - P90B). Para realização dos testes, no experimento 1, as amostras de cada sistema adesivo foram divididas em três grupos (n=5), de acordo com as distâncias de ativação (2, 4 e 6 mm), enquanto que, no experimento 2, os espécimes foram divididos em dois grupos (n=5), dependendo da fonte de luz utilizada: halógena de quartzo-tungstênio (QTH) ou luz emitida por diodo (LED). Todos os adesivos foram fotoativados por 10s, exceto OUP cujo tempo de polimerização foi aumentado para 30s. Para avaliação das propriedades mecânicas, foram confeccionadas barras (7 mm X 2 mm X 1 mm) a partir de matrizes de silicone. Após 24 horas, o teste de três pontos foi realizado em Máquina de Ensaio Universal, com velocidade de 0,5 mm/min. O GC dos espécimes foi mensurado através do espectrômetro de raios infra-vermelhos transformada de Fourier (FTIR) e calculado comparando os espectros não-polimerizados e polimerizados dos sistemas adesivos. Os dados obtidos para ambos os experimentos foram analisados estatisticamente através de ANOVA 2-critérios e teste de Tukey (p?0,05). No experimento 1, avaliando GC, SB2, P90P e OUP (10s) mostraram diferença significante entre as distâncias testadas. Em todas as condições experimentais, SB2 obteve os melhores resultados de GC e OUP (10s), os piores valores. Contudo, analisando ME e RF, o melhor desempenho foi observado para o SBMP e P90B aos 2, 4 e 6 mm; SB2 foi inferior a todos os demais adesivos. Não houve diferença entre as distâncias de ativação para RF. No experimento 2, SB2, P90P e OUP (30s) mostraram melhor GC com QTH, já com LED, SB2 e P90P obtiveram os piores resultados de GC. Apenas P90B e OUP (30s) não apresentaram diferença estatística entre as fontes de luz. Avaliando ME, somente SBMP e CP mostraram significância estatística entre QTH e LED, enquanto que não houve diferença entre as fontes de luz para RF. Adesivos hidrófobos (SBMP, CP e P90B) obtiveram melhores valores de ME e RF, independentemente da fonte de luz testada. Dessa forma, pode-se concluir que o grau de conversão e as propriedades mecânicas dos sistemas adesivos são influenciados pelos fatores "distâncias de ativação" e "fonte de luz". Entretanto, essa interferência no comportamento do material depende da composição e características de cada sistema adesivo (AU)

Processo FAPESP: 09/03763-0 - Influência de diferentes fontes de luz, distâncias de ativação e armazenagem nas propriedades mecânicas de diferentes sistemas adesivos.
Beneficiário:Lívia Aguilera Gaglianone
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado