Busca avançada
Ano de início
Entree


FBI, Movimento Negro e Guerra Fria: as Investigações sobre Malcolm X e Martin Luther King Jr. (1953-1968)

Texto completo
Autor(es):
João Paulo Martins Faria
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Mary Anne Junqueira; Marcos Francisco Napolitano de Eugênio; Tatiana Silva Poggi de Figueiredo; Flávio Thales Ribeiro Francisco
Orientador: Mary Anne Junqueira
Resumo

Esse trabalho analisa as investigações de Martin Luther King Jr. e Malcolm X feitas pelo Federal Bureau of Investigation (FBI) entre os anos de 1953 e 1968. King e Malcolm foram dois dos mais importantes líderes negros norte-americanos do movimento dos Civil Rights, e foram intensamente vigiados pelo Bureau durante suas trajetórias políticas. Com um histórico de repressão aos mais diversos grupos -- de supremacistas brancos a comunistas, passando por ativistas negros, gays e pacifistas -- o FBI foi uma das forças conservadoras mais importantes no cenário político estadunidense no século XX. O objetivo é realizar uma leitura crítica da documentação da agência de inteligência, focando na análise das representações de King e Malcolm X feitas pelos funcionários do Bureau. Nesse sentido, trata-se de entender como esses agentes federais interpretaram as mudanças intensas que ocorriam ao seu redor, particularmente no campo das relações raciais nos Estados Unidos. Esse esforço passava não só por descrever e entender os dois líderes e a população negra no geral, mas também por mobilizar categorias e classificações, disseminar informações e compor representações complexas, variadas e sobrepostas. (AU)

Processo FAPESP: 18/20225-0 - Estados Unidos, FBI e movimento negro: Investigações das atividades de Malcolm X e Martin Luther King Jr. (1953-1968)
Beneficiário:João Paulo Martins Faria
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado