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Uso de laboratórios remotos integrados a jogos digitais para o ensino de física

Texto completo
Autor(es):
Carinna Nunes Tulha
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Limeira, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Tecnologia
Data de defesa:
Membros da banca:
Marco Antonio Garcia de Carvalho; Marcos Augusto Francisco Borges; Eduardo Galembeck
Orientador: Marco Antonio Garcia de Carvalho; Vitor Rafael Coluci
Resumo

Laboratórios remotos e jogos digitais são ferramentas que podem contribuir para o ensino de Ciências. Enquanto os laboratórios remotos são experimentos reais acessados remotamente via internet, os jogos digitais envolvem simulações virtuais que apresentam competição, desafios e recompensas. Ambas estas tecnologias podem influenciar na processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, a integração de laboratórios remotos com jogos digitais pode criar uma sinergia entre essas tecnologias e levar a construção de um novo objeto de aprendizagem. Durante esta pesquisa, estudamos esse processo de desenvolvimento de um jogo digital integrado a um laboratório remoto, voltado ao ensino do efeito fotovoltaico, um conteúdo da disciplina de Física apresentado no segundo ano do Ensino Médio. O objeto de aprendizagem desenvolvido foi aplicado na Escola Juan Orobio Goitia BHI, no Colégio Prof.a Jandyra Antunes Rosa e no Colégio Técnico de Limeira. Sua eficiência foi avaliada por meio de um questionário próprio, criado a partir de um modelo de qualidade de jogos baseado no Modelo de Análise de Qualidade de Jogos Educacionais MEEGA+. Os resultados demonstram que, de modo geral, os estudantes tiveram uma experiência positiva quando ao uso das tecnologias. Entretanto, não houve uma variação estatística considerável quando comparamos o uso de ambas as tecnologias. Os estudantes se mantiveram neutros quanto a preferência de manipulação do experimento remoto, sendo pelo jogo ou pela plataforma online. Mas acreditam que o jogo contribuiu para a interação com o experimento. De modo geral, é possível afirmar que o uso das tecnologias em sala motivou os estudantes e auxiliou no processo de aprendizagem (AU)

Processo FAPESP: 17/13805-8 - O uso de laboratórios remotos integrados a jogos digitais no ensino de física
Beneficiário:Carinna Nunes Tulha
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado