José Menezes e Olmir Stocker: concepções de brasilidade na guitarra
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Autor(es): |
Eduardo de Lima Visconti
Número total de Autores: 1
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Tipo de documento: | Tese de Doutorado |
Imprenta: | Campinas, SP. |
Instituição: | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes |
Data de defesa: | 2010-08-09 |
Membros da banca: |
José Roberto Zan;
Claudiney Rodrigues Carrasco;
Jorge Luiz Schroeder;
Eduardo Vicente;
Herom Vargas Silva
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Orientador: | José Roberto Zan |
Resumo | |
O tema desta tese é a inserção da guitarra elétrica na música popular brasileira, processo que se deu de forma gradativa a partir de meados do século XX. Através do estudo dos estilos de José Meneses e Olmir Stocker, dois músicos que se dedicaram a esse instrumento, procuro compreender o modo pelo qual a guitarra elétrica não apenas foi introduzida, mas se adequou ao repertório da nossa música popular. Identificada como instrumento dotado de dispositivos artificiais (captadores eletrônicos) e portadora de uma carga de significados associados ao jazz e à música pop anglo-americana, a guitarra foi objeto de veneração e rejeição por parte de críticos e músicos. Ao mesmo tempo em que fora repudiada por uns como símbolo de "estrangeirismo" ou até mesmo do imperialismo cultural sobre a nação brasileira, era reconhecida por outros como elemento de sofisticação e de modernidade musical. Apoiado em análises de composições e gravações de José Meneses e Olmir Stocker, procurei demonstrar que os estilos desses músicos expressam, de certa forma, uma gama de conflitos simbólicos que permearam o meio musical ao longo de décadas, balizados pelas oposições entre nacional x internacional, erudito x popular, comercial x não comercial, tradicional x moderno. Além disso, foi possível verificar que, enquanto José Meneses - músico que iniciou sua carreira ainda nos anos de 1940 - pode ser reconhecido como um instrumentista que faz a transição do violão para a guitarra elétrica, Olmir Stocker faz parte de uma geração que consolidou o instrumento na nossa música popular, construindo um estilo que se amolda a um amplo leque de ritmos e gêneros populares regionais (AU) | |
Processo FAPESP: | 05/50198-5 - José Menezes e Olmir Stocker: concepções de brasilidade na guitarra |
Beneficiário: | Eduardo de Lima Visconti |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |