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A atuação da Fundação Pitágoras na educação pública de Alecrim/SP: análise sobre as implicações para gestão escolar

Texto completo
Autor(es):
Inajara Iana da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Theresa Maria de Freitas Adrião; Vera Maria Vidal Peroni; Evaldo Piolli; Ivany Rodrigues Pino; Lisete Regina Gomes Arelaro
Orientador: Theresa Maria de Freitas Adrião
Resumo

Esta dissertação teve como objetivo central analisar as consequências para a gestão escolar da utilização do Sistema de Gestão Integrado (SGI) na rede municipal de ensino fundamental de Alecrim/SP. O SGI é uma tecnologia de gestão idealizada pela Fundação Pitágoras que foi implantada no município por meio de uma parceria entre esta fundação e a prefeitura municipal em 2006. Este estudo de caso investigou as esferas envolvidas na parceria utilizando-se de entrevistas semiestruturadas com representantes de equipes gestoras das unidades escolares municipais de ensino fundamental e da instituição privada em questão. Foi possível observar que os dirigentes escolares utilizaram-se das técnicas do SGI, entretanto, a frequência e as formas de utilização foram diferentes em cada unidade escolar. Neste trabalho, teve importância singular, a descrição detalhada do SGI adotado pela Fundação Pitágoras que encontra suas raízes na Gestão de Qualidade Total, modelo de gestão que teve seu auge na educação brasileira na década de 1990. (AU)

Processo FAPESP: 10/14008-5 - A atuação da Fundação Pitágoras na educação pública de Sorocaba, SP: análise sobre as implicações para organização do trabalho na escola
Beneficiário:Inajara Iana da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado