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Reescrituras na música dos séculos XX e XXI

Texto completo
Autor(es):
Gustavo Rodrigues Penha
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Silvio Ferraz de Mello Filho; Rogerio Luiz Moraes Costa; José Augusto Mannis
Orientador: Silvio Ferraz de Mello Filho
Resumo

Este trabalho busca compreender o conceito de reescritura e aplicá-lo na análise de peças compostas durante os séculos XX e XXI. Num primeiro momento são delimitadas os campos de atuação da noção de reescritura tal como a compreendemos, a partir de uma fundamentação teórica provinda principalmente na crítica literária pós-estruturalista, em textos de autores como Gérard Genette, Monique Goullet e Anne-Claire Gignoux. Entretanto, a parte mais extensa do trabalho está na análise de diferentes ferramentas e operadores composicionais relacionados à reescritura na música, que serão observados em Monumentum, de Igor Stravinsky, Chemins IV de Luciano Berio, AN de Stefano Gervasoni, e Passo de Manoel Dias de Silvio Ferraz. Como parte da pesquisa há também a partitura e uma breve análise de entorno de nenhum, nehuma, peça composta pelo autor deste trabalho, com o intuito da aplicação direta da ideia da reescritura numa prática composicional própria (AU)

Processo FAPESP: 08/56109-2 - Reescrituras na musica dos seculos xx e xxi.
Beneficiário:Gustavo Rodrigues Penha
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado