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O processo de posicionamento de marketing: um estudo de caso junto a uma empresa de automação industrial

Texto completo
Autor(es):
Ruth Noemi Aparicio Atauje
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Geraldo Luciano Toledo; Jorge Americo Silva Machado; Lino Nogueira Rodrigues Filho
Orientador: Geraldo Luciano Toledo
Resumo

O presente trabalho visa a apresentar o estudo realizado em uma empresa do setor de automação industrial e teve por finalidade esclarecer o conceito e observar a prática gerencial em aspectos relacionados ao processo de posicionamento de marketing no mercado industrial (business to business), já que, comumente, os estudos desenvolvidos na área de marketing direcionam-se prioritariamente aos produtos de consumo. Pretendeu-se identificar como uma empresa integrante do mercado organizacional do estado de São Paulo está estruturando o processo de posicionamento e em que extensão a teoria tem sido aplicada neste contexto. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório, com apoio do método de estudo de caso, para se entender com maior profundidade a aplicação prática do conceito no âmbito de uma organização voltada para a fabricação e comercialização de sistemas de automação pneumática. O marco conceitual foi estabelecido mediante levantamento da literatura sobre aspectos que envolvem a caraterização do mercado organizacional, o marketing estratégico, a segmentação, a diferenciação e o posicionamento em seus múltiplos conceitos e abordagens, destacando-se algumas contribuições acadêmicas ao progresso desse processo. Como resultado do estudo, obteve-se que: embora os executivos da empresa conheçam, utilizem e desenvolvam, sob certa medida, o processo de posicionamento, não o fazem de forma planejada, conforme preconizado pela teoria. Além disso, ao aplicar os conceitos, a empresa os executa de maneira ainda incipiente. (AU)

Processo FAPESP: 96/08076-9 - O processo de posicionamento estrategico na acao business to business: um estudo exploratorio junto a industria de componentes eletronicos.
Beneficiário:Ruth Noemi Aparicio Atauje
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado