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Desenvolvimento de um mancal hidrodinâmico ativo para aplicação em sistemas rotativos

Texto completo
Autor(es):
Douglas Jhon Ramos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica
Data de defesa:
Membros da banca:
Gregory Bregion Daniel; Katia Lucchesi Cavalca Dedini; Aldemir Aparecido Cavalini Júnior; Diogo Stuani Alves; Rodrigo Nicoletti
Orientador: Gregory Bregion Daniel
Resumo

Os mancais hidrodinâmicos convencionais aplicados às máquinas rotativas são suscetíveis a algumas condições indesejadas, como instabilidade fluido-induzida, aumento de temperatura e ineficiência no ajuste da capacidade de carga. Para evitar essas condições, é proposto um novo conceito de mancal hidrodinâmico, no qual é considerado o próprio movimento da sua superfície, possibilitando assim alterar a velocidade média e relativa do filme de óleo lubrificante dentro do mancal. Neste trabalho, o comportamento dinâmico do rotor, bem como as forças hidrodinâmicas desenvolvidas nos mancais, são inicialmente avaliados através de simulação computacional, permitindo verificar as vantagens e melhorias obtidas com esse novo conceito de mancal. Os resultados numéricos mostram que esse novo mancal é capaz de evitar as condições associadas à instabilidade fluido-induzida no sistema rotativo, além de atuar na redução da temperatura do óleo e na capacidade de carga do mancal. Os resultados positivos obtidos nas simulações computacionais permitiram a idealização do novo conceito de mancal, contemplando alternativas para a entrada de óleo no mancal rotativo, assim como sistemas mecânicos que permitissem esse tipo de movimento no mancal assegurando a sustentação do rotor. O desenvolvimento e montagem do protótipo com mancal de rolamento possibilitou o desenvolvimento da bancada de testes experimentais, montada no LAMAR com o objetivo de reprodução dos testes obtidos nas simulações computacionais. Os testes experimentais envolvendo o ajuste da capacidade de carga e mitigação dos efeitos de oil whirl mostraram que o novo conceito de mancal é capaz de reproduzir os principais efeitos observados nas simulações computacionais e representa uma alternativa promissora para melhorar o desempenho das máquinas rotativas (AU)

Processo FAPESP: 18/11298-4 - Desenvolvimento de um mancal hidrodinâmico ativo para aplicação em sistemas rotativos
Beneficiário:Douglas Jhon Ramos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado