Busca avançada
Ano de início
Entree


Compartilhamento de conhecimento inter-equipes: oprocesso de socialização do conhecimento tácito em contextos ágeis de desenvolvimento de software

Texto completo
Autor(es):
Viviane Almeida dos Santos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Matemática e Estatística (IME/SBI)
Data de defesa:
Orientador: Alfredo Goldman
Resumo

Métodos ágeis têm impactado o desenvolvimento de software ao provocarem mudanças na forma como o software é desenvolvido. Estes métodos fomentam o compartilhamento de conhecimento tácito dentro da equipe. No entanto, fornecem poucas diretrizes de como lidar com este processo entre equipes ágeis. O compartilhamento de conhecimento tácito inter- equipe é importante porque permite escalar experiências, habilidades e competências dos indivíduos entre as equipes ágeis e, assim, possibilitar o reaproveitamento de práticas bem- sucedidas, o aprendizado com erros do passado e a prevenção da repetição destes erros, incorporando-os nos processos de trabalho da organização. Esta tese de doutorado investiga como as organizações ágeis de software compartilham conhecimento inter-equipe e alcançam a efetividade deste processo. Para tanto, uma série de estudos em ambientes corporativos foram realizados na seguinte ordem: um estudo qualitativo em quatro organizações ágeis de diferentes contextos e domínios de negócio, que resultou em um modelo conceitual|dois estudos quantitativos com integrantes de empresas nacionais e internacionais, que validaram e estenderam a compreensão do modelo conceitual|e um estudo qualitativo final em três organizações que possuem contexto favorável para este processo, que permitiu o refinamento do modelo conceitual. Estes estudos permitiram aprimorar este modelo, que consiste da principal contribuição desta tese. Este modelo explica como a adoção de práticas para o compartilhamento de conhecimento inter-equipe é desencadeada por estímulos, viabilizada por fatores potencializadores e selecionada a partir de propósitos, que são as intenções para compartilhar conhecimento. A efetividade é medida por cinco componentes e influenciada por condições organizacionais. Um guia de adoção das práticas também é disponibilizado como contribuição prática desta tese. (AU)

Processo FAPESP: 09/16354-0 - Um Estudo sobre a Aplicação de Técnicas de Aprendizado Organizacional e Melhoria de Processo de Software no Desenvolvimento Ágil de Software.
Beneficiário:Viviane Almeida dos Santos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado