Busca avançada
Ano de início
Entree


As atividades de marketing desenvolvidas nas agências de viagens para a comercialização do produto turístico cubano

Texto completo
Autor(es):
Jorge Aruca Miranda
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcos Cortez Campomar; Ana Akemi Ikeda; Beatriz Helena Gelas Lage
Orientador: Marcos Cortez Campomar
Resumo

No presente trabalho aborda-se a evolução do conceito de marketing e sua aplicação no setor turístico, especificamente nas agências de viagens. Dado o crescimento em importância do setor turístico para Cuba e Brasil, e a escassa literatura existente sobre tema, o presente estudo se mostra relevante na contribuição que pretende dar a profissionais pertencentes ao ramo de agências de viagens, possibilitando um maior entendimento sobre as práticas de marketing. O desenvolvimento do referencial teórico destaca a evolução do conceito de marketing, seguidamente aborda-se de uma forma ampla o conceito de turismo. Desta mesma maneira são detalhadas as diferentes atividades de marketing e sua aplicação nas agências de viagens. Paralelamente, são apresentados os resultados desta pesquisa de caráter exploratório, que teve como objetivo identificar as atividades de marketing aplicadas nas agências de viagens que comercializam o produto turístico cubano. (AU)

Processo FAPESP: 94/05641-1 - O enfoque de marketing em empresas cubanas de pequeno e médio porte: um estudo sobre agências de turismo
Beneficiário:Jorge Aruca Miranda
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado