Busca avançada
Ano de início
Entree


Interferência de classes de gota e volumes de aplicação no desempenho da mistura de atrazine com nicosulfuron no manejo da matocompetição no consórcio milho-braquiária

Texto completo
Autor(es):
Arthur Duarte Rodrigues Neto
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Ilha Solteira. 2023-09-18.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Engenharia. Ilha Solteira
Data de defesa:
Orientador: Evandro Pereira Prado
Resumo

O rendimento do consórcio milho-braquiária pode ser otimizado pelo manejo da matocompetição com a aplicação de herbicidas seletivos à cultura do milho. Objetivando verificar a interferência de classes de gota e volumes de aplicação no desempenho da mistura dos herbicidas atrazine (ACLAMADOBR - SC) e nicosulfuron (NICO - OD) nesse manejo, foram realizados cinco experimentos: Experimento 1: dose-resposta dos herbicidas atrazine e nicosulfuron em Urochloa ruziziensis aplicados de modo isolado e em mistura, objetivando verificar seus efeitos e uma dose de trabalho para os demais experimentos; Experimento 2: deposição, cobertura e densidade de gotas das classes de gota fina, média, grossa e muito grossa nos volumes de aplicação de 77 L.ha-1 e 144 L.ha-1; Experimento 3: características dos espectros de gotas dos tratamentos pelo método de análise de gotas por imagem; Experimento 4: potencial de deriva dos tratamentos em túnel de vento e Experimento 5: interferência de classes de gota e volumes de aplicação no manejo da matocompetição do consórcio milho-braquiária, realizado no campo, em duplicata. A dose de trabalho da mistura dos herbicidas atrazine e nicosulfuron, definida a partir da análise das curvas de dose-resposta, foi de 2500 + 15 g i.a. ha-1 (Experimento 1). Os dados das variáveis respostas dos experimentos 2, 3, 4 e 5 foram submetidos à análise de variância e comparados pelo teste Scott-Knott a 5%. A deposição dos tratamentos do volume de 77 L.ha-1 foi mais uniforme e a cobertura foi maior nos tratamentos com volume de 144 L.ha-1 (Experimento 2). As características dos espectros de gotas e as correlações entre as variáveis de aplicação variaram de acordo com a interação entre a ponta, a classe de gotas e o volume de aplicação (Experimentos 3 e 4). O rendimento de massa seca de parte área de braquiária e grãos do consórcio em cenários de baixa densidade de plantas daninhas não foi afetado pelos tratamentos. No cenário de maior densidade de plantas daninhas, o volume de 144 L.ha-1 ofereceu melhor controle, refletindo positivamente no rendimento de grãos do consórcio (Experimento 5). O manejo da matocompetição no consórcio milho-braquiária pode ser realizado com baixo risco de deriva utilizando a classe de gota muito grossa. (AU)

Processo FAPESP: 20/07059-4 - Interferência de diferentes classes de gotas e volumes de aplicação no desempenho da mistura de atrazine e nicosulfuron no manejo da matocompetição no consórcio milho-braquiária (Urochloa ruziziensis)
Beneficiário:Arthur Duarte Rodrigues Neto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado