Busca avançada
Ano de início
Entree


Controle de ordem fracionária de conversores chaveados fonte de tensão

Texto completo
Autor(es):
Klebber de Araújo Ottoboni
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Carlos.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Ricardo Quadros Machado; Marcelo Cabral Cavalcanti; Amilcar Flamarion Querubini Goncalves; Vilma Alves de Oliveira; Helmo Kelis Morales Paredes
Orientador: Ricardo Quadros Machado
Resumo

O governo brasileiro tem investido, através dos órgãos reguladores e pelo Ministério de Minas e Energia, na inserção de fontes alternativas na matriz energética nacional visando suprir a crescente demanda, evitar uma futura crise energética e, ainda, expandir a aplicação do conceito de Geração Distribuída associada ao gerenciamento inteligente das fontes de energia disponíveis localmente. O conceito de Microrrede surge dessa associação entre Geração Distribuída, otimização dos recursos para geração de energia e a necessidade de suprir a demanda do consumidor através de uma rede elétrica segura e confiável. Contudo, uma das características de uma Microrrede é a sua frequente alteração topológica, ou seja, os controladores devem garantir estabilidade das variáveis de saída da planta de geração perante distúrbios como: variação da carga local, transição entre modos de operação ilhado e conectado à rede de distribuição e mudança das fontes de geração de acordo com a demanda de energia. O Controle de Ordem Fracionária representa uma alternativa para melhorar o desempenho dos controladores aplicados em Microrredes, pois a ordem das operações de integração e diferenciação se tornam parâmetros de projeto, o que resulta em um ajuste dinâmico que não é proporcionado pelo ajuste tradicional dos ganhos desses controladores. Desse modo, essa tese apresenta a aplicação do Controle de Ordem Fracionária na regulação da tensão de uma planta de Geração Distribuída. Os resultados obtidos demonstram que a ordem fracionária fornece um novo grau de liberdade para o projeto do controlador de tensão, refletindo diretamente na estabilidade da planta e na Distorção Harmônica Total da tensão. (AU)

Processo FAPESP: 15/23029-0 - Controladores baseados em cálculo de ordem fracionária para conversores chaveados fonte de tensão que operam em sistemas de gd ou em estruturas hvdc.
Beneficiário:Klebber de Araujo Ottoboni
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado