Busca avançada
Ano de início
Entree


Análise numérico-experimental do escoamento de fluidos refrigerantes em tubos capilares considerando o efeito do óleo lubrificante do compressor.

Texto completo
Autor(es):
Alex Alberto Silva Huerta
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Otavio de Mattos Silvares; Jose Maria Saiz Jabardo; José Roberto Simões Moreira; Roberto de Aguiar Peixoto; Miriam Rocchi Tavares
Orientador: Otavio de Mattos Silvares
Resumo

Uma análise numérico-experimental foi desenvolvida com o objetivo de investigar os efeitos do óleo lubrificante sobre o desempenho de tubos capilares com os refrigerantes R-134a e R-600a. As equações governantes para o escoamento do fluido(continuidade, conservação da quantidade de movimento e da energia) são resolvidas usando um método de integração passo a passo. A simulação numérica considera o modelo de fases separadas para o escoamento bifásico do refrigerante no interior dotubo capilar. Os resultados mostraram que o modelo de fases separadas difere do modelo homogêneo principalmente na região de saída do tubo capilar e a presença de óleo causa um decréscimo na vazão mássica. A investigação experimental avaliou ainfluência do óleo lubrificante no desempenho dos tubos capilares, com os refrigerantes R-134a e R-600a (isobutano). Estudos iniciais acerca do escoamento metaestável foram realizados para refrigerante R-134a puro e para misturasrefrigerante-óleo. Os resultados experimentais mostraram redução na vazão mássica com a adição de óleo lubrificante quando comparado com refrigerante puro, para diferentes pressões de condensação e graus de subresfriamento. As vazões mássicasmedidas para o refrigerante R-600a (isobutano) foram em média 30% menores do que as vazões medidas para o refrigerante R-134a (AU)

Processo FAPESP: 97/01612-5 - Analise numerico experimental do desempenho de tubos capilares considerando o efeito do oleo lubrificante nos reefrigerantes r-134a, r-600 (isobutano) e r-290 (propano).
Beneficiário:Alex Alberto Silva Huerta
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado