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Guerra nas redes: a ameaça plataformizada - publicidade, plataformização e radicalismo na recepção de um blockbuster no YouTube

Texto completo
Autor(es):
Thais Farias Lassali
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Data de defesa:
Membros da banca:
Christiano Key Tambascia; Carolina Cantarino Rodrigues; Carolina Parreiras; Luiz Gustavo Freitas Rossi; Luis Felipe Kojima Hirano
Orientador: Christiano Key Tambascia
Resumo

A presente tese investiga a recepção de um blockbuster de uma grande franquia de Hollywood na plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube. Após seu lançamento, em dezembro de 2017, o filme em questão muito rapidamente passou a ser considerado polêmico por supostamente dividir a opinião dos espectadores, gerando uma série de discussões e de controvérsias entre fãs e críticos nas mais diversas redes sociais. Isso ocorreu de tal modo que não pareciam existir opiniões equilibradas e razoáveis sobre a obra, pelo menos online. Ou ela era o melhor episódio já feito naquele universo narrativo, ou era uma vergonha completa para a saga. Partindo da ideia de que esse produto midiático é um blockbuster, esta tese lida com a influência das mídias digitais na popularização (e na consequente plataformização) do exercício crítico sobre cinema. Ao mesmo tempo, esmiuça o modo como tais plataformas digitais têm se tornado agentes importantes na compreensão coletiva sobre os produtos da indústria hollywoodiana. Desse modo, esta tese, por um lado, mostra o papel fundamental do YouTube, empresa de propriedade do Google e da Alphabet Inc., na negociação de significados em torno do filme em questão. Por outro, aponta para a participação decisiva de um conjunto de atores associados às extremas direitas estadunidenses na criação do consenso de que aquela era uma obra polêmica. Para tanto, tais grupos se utilizaram tanto de táticas publicitárias quanto de conhecimentos sobre o funcionamento das plataformas digitais e de seus algoritmos. Algo que se tornou possível, por um lado, graças à importância que a circulação (de informações, textos e produtos) na esfera pública tem para o sucesso dos blockbusters. Por outro, pelo modo como tais peças de entretenimento têm utilizado como parte de suas estratégias de publicidade a captura da atenção dos usuários, uma característica inerente às atuais plataformas (AU)

Processo FAPESP: 18/00862-6 - Das flexões do humano: as representações de alteridade e a ficção cientifica hollywoodiana a partir da década de 1970
Beneficiário:Thais Farias Lassali
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado