Busca avançada
Ano de início
Entree


Semiótica do uso e morfologia comparada dos espaços públicos urbanos. São Paulo, Buenos Aires, Montevideo e Colonia del Sacramento.

Texto completo
Autor(es):
Carlos Santiago Pellegrino Beltramini
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Élide Monzeglio; Mario Henrique Simao D'Agostino; Neide Antonia Marcondes de Faria; Regina Maria Prosperi Meyer; Jorge Hajime Oseki
Orientador: Élide Monzeglio
Resumo

A imagem visual acústica urbana analisada do ponto de vista da identidade ambiental, na relação natureza e cultura, com interesse a formação morfológica dos espaços e o uso pelos usuários habitantes. Como objeto de estudos foram definidos lugares de centros históricos de cidades latinoamericanas: São Paulo/Br, Montevideo/Uy, Colonia de Sacramento/Uy , Buenos Ayres/RAr. Análise comparada dos signos visuais e acústicos que compõem as cenas urbanas em seus momentos cotidianos de uso, com registro de mensagens ambientais que representam a relação entre linguagens de concepção atual em convívio com as que remontam a tempos históricos. Avaliação estatística por metodologia fundamentada na ciência matemática, definição dos \"perceptogramas\" , unidades de constituição de imagens visuais-acústicas fundamentadas na ciência da percepção ambiental. (AU)

Processo FAPESP: 97/04791-8 - Semiótica do uso e morfologia comparada dos espaços históricos urbanos
Beneficiário:Carlos Santiago Pellegrino Beltramini
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado