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Personagens negras na ficção irlandesa contemporânea

Texto completo
Autor(es):
Victor Augusto da Cruz Pacheco
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Laura Patricia Zuntini de Izarra; Mariana Bolfarine; Marcos Piason Natali; Fernanda Silva e Sousa
Orientador: Laura Patricia Zuntini de Izarra
Resumo

Com o aumento da presença de corpos negros e não-brancos na República da Irlanda que influenciaram práticas culturais e constituição de identidade nacional, refletindo diretamente em leis de imigração implantadas ao longo do final da década de 1990 e nos anos 2000, esta tese tem por objetivo analisar a representação de personagens negros na ficção irlandesa contemporânea. Partindo dos romances TransAtlantic de Column McCann (2013), The Temporary Gentleman de Sebastian Barry (2014) e Flight de Oona Frawley (2014) e os contos \"Guess Who\'s Coming for the Dinner\" de Roddy Doyle (2007), \"The Welcome\" de Emma Donoghue (2007), \"Under the Awning\" de Melatu-Uche Okorie ([2018] 2021) e \"May the Best Man Win\" (2022) de Kit de Waal, a tese argumenta que o afeto é um agente de construção de diferença racial, revelando ou mascarando processos de racialização da formação da irlandesidade através da branquitude e da construção antinegra da sociedade irlandesa. O movimento teórico performado ao longo da tese é o de unir as áreas de Estudos Irlandeses, Teoria Afetiva e o Pensamento Radical Negro, considerando a figuração dos afetos a partir dos níveis da narração (a ansiedade racial), a relação personagem-leitor (afetos humanistas) e as emoções específicas do texto literário (culpa, ansiedade, esperança, paranoia, abjeção, antagonismo). A tese é dividida em três partes: a primeira, \"Fear Gorm\", discute a relação entre negridade e irlandesidade, bem como os processos ambíguos, complexos e anômalos da história da colonização e racialização irlandesa a partir dos romances históricos TransAtlantic e The Temporary Gentleman. Já a segunda parte, \"Céad Míle Fáilte\", contém capítulos de análises dos contos \"Guess Who\'s Coming for the Dinner\" e \"The Welcome\" e do romance Flight. As três obras foram escritas ou retratam os impactos da imigração durante o período do Tigre Celta. Por fim, a terceira parte, \"Anseo\", se debruça na produção de escritoras irlandesas negras através dos contos \"Under the Awning\" e \"May the Best Man Win\". Com isso, argumento que enquanto nas obras de autores brancos o afeto tenta mascarar as relações de racialização, nas obras das autoras negras, o afeto revela tais relações; sobretudo, a formação da irlandesidade através da branquitude e a construção antinegra da sociedade irlandesa, sendo as formas de ser, sentir e saber dos personagens negros circunscritas pela negatividade afetiva que parece ser inerente à antinegridade (AU)

Processo FAPESP: 20/03891-7 - A representação de personagens negras/os na literatura irlandesa contemporânea
Beneficiário:Victor Augusto da Cruz Pacheco
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado