Busca avançada
Ano de início
Entree


Método para a previsão e controle da produtividade da mão-de-obra na execução de fôrmas, armação, concretagem e alvenaria.

Texto completo
Autor(es):
Luís Otávio Cocito de Araújo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Ubiraci Espinelli Lemes de Souza; Claudio Tavares de Alencar; Antonio Rafael Namur Muscat
Orientador: Ubiraci Espinelli Lemes de Souza
Resumo

Este trabalho desenvolve uma método para se estudar a produtividade da mão-de-obra, envolvida nos serviços de fôrmas, armação, concretagem e alvenaria, visando sua previsão, avaliação e análise. Tal método deverá ser um instrumento ao mesmo tempode fácil aplicação e com rapidez e consistência quanto às informações que fornece, servindo de apoio para as decisões gerenciais dos responsáveis pela execução de obras de edifícios. Após o conhecimento teórico de diferentes técnicas disponíveispara se estudar a produtividade, faz-se uma opção por aquela que mais se adequa aos propósitos da pesquisa. Um método preliminar, baseado nos fundamentos preconizados pelo Modelo dos Fatores, é elaborado, passando-se então à aplicação do mesmoem canteiros de obra. Após um processo de interação contínua com empresas de construção de edifícios, capaz de apontar possíveis falhas e oportunidades de melhoria, define-se o método final, aplicado num segundo estudo de campo. Este permitequantificar a influência dos diversos fatores que fazem a produtividade variar e, por conseguinte, facilita o gerenciamento dos recursos humanos (AU)

Processo FAPESP: 98/01056-8 - Metodologia para o estudo da produtividade nos serviços de alvenaria, formas, armação e concretagem
Beneficiário:Luis Otavio Cocito de Araujo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado