Busca avançada
Ano de início
Entree


Efeito nociceptivo induzido por fosfolipases A2 (FLA2 variantes Lys49 e Asp49) isoladas do veneno de serpentes Bothrops asper: caracterização dos mecanismos centrais e determinantes moleculares

Texto completo
Autor(es):
Marucia Chacur
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo. , ilustrações.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Yara Cury; Edson Antunes; Paulo Sérgio Lacerda Beirão; Igor Dimitri Gama Duarte; Catarina de Fatima Pereira Teixeira
Orientador: Yara Cury
Área do conhecimento: Ciências Biológicas - Farmacologia
Indexada em: Banco de Dados Bibliográficos da USP-DEDALUS; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - USP
Localização: Universidade de São Paulo. Biblioteca do Instituto de Ciências Biomédicas; ICB/T-ICB BMF QV4; C431e 2004
Resumo

Fosfolipases A2 miotóxicas (Lys49, enzimaticamente inativa, e Asp49, com atividade) isoladas do veneno de Bothrops asper, induzem hipernocicepção. Assim, avaliamos os mecanismos estruturais, moleculares e mediadores centrais envolvidos neste efeito. A injeção intraplantar das FLA2s acarretou hiperalgesia, enquanto que apenas a FLA2-Asp49 induziu alodinia. A região C-terminal é a responsável pelo efeito da FLA2-Lys49, enquanto que a atividade catalítica da FLA2-Asp49 parece ser responsável pela indução de hipernocicepção. Canais de Ca2+ e Na+ participam deste efeito. Na medula espinhal, receptores NK1 e para CGRP, receptores ionotrópicos para glutamato, NO, IL-1, prostanóides e adenosina participam da hiperalgesia induzida pelas FLA2s. Adicionalmente, receptores metabotrópicos para glutamato e o TNF?, estão envolvidos na hiperalgesia induzida pela FLA2-Asp49. Receptores NK1 e NK2 e para CGRP, receptores para glutamato, TNF? e prostanóides medeiam a alodinia. A ativação de astrócitos e microglia, na medula espinhal, contribui para a gênese do efeito hipernociceptivo. (AU)

Processo FAPESP: 00/12303-8 - Participação de neuropeptídeos aminoácidos excitatórios e células da glia na hiperalgesia induzida por fosfolipases A2 (Lys49 e Asp49) isoladas do veneno de serpentes (Bothrops asper)
Beneficiário:Marucia Chacur
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado