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Praticas de leitura escolar no Brasil: representações da escola, de professores e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80

Autor(es):
Célia Regina Delácio
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Campinas, SP. , ilustrações, tabelas.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Data de defesa:
Membros da banca:
Marisa Lajolo; Edmir Perrotti; Ezequiel Theodoro da Silva; Márcia Abreu; Regina Zilberman
Orientador: Marisa Lajolo
Área do conhecimento: Linguística, Letras e Artes - Letras
Indexada em: Base Acervus-UNICAMP
Localização: Universidade Estadual de Campinas. Biblioteca do Instituto de Estudos da Linguagem; F391p
Resumo

Esta tese objetiva estudar diversas maneiras pelas quais são construídas as representações da escola, de professores e do ensino em dez obras literárias destinadas às crianças e aos adolescentes nas últimas décadas do século xx, procurando compreender as complexas e delicadas relações entre a instituição escolar contemporânea e a produção literária infantojuvenil. A análise do corpus selecionado é precedida do mapeamento e discussão das instituições, políticas e programas de incentivo à leitura nas décadas de 1970-1980-1990. Assim, o trabalho pretende contribuir para um entendimento da função da escola contemporânea como mediadora cada vez mais forte nas relações da literatura infanto-juvenil com seu destinatário e também para a elucidação de aspectos do sistema literário que legitimam esse gênero no Brasil (AU)

Processo FAPESP: 00/01080-8 - As representações da escola, do professor e do ensino na literatura infanto-juvenil a partir dos anos 80
Beneficiário:Célia Regina Delácio Fernandes
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado