Busca avançada
Ano de início
Entree


Redução na dosagem da mistura (fluazifop-p-butil+fomesafen) em dois cultivares de soja e em três épocas de semeadura

Texto completo
Autor(es):
Paulo César Timossi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Jaboticabal. 2014-06-11. , gráficos, mapas, tabelas.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal
Data de defesa:
Orientador: Julio Cezar Durigan
Área do conhecimento: Ciências Agrárias - Agronomia
Indexada em: Banco de Dados Bibliográficos Athena; C@thedra - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNESP
Localização: Universidade Estadual Paulista. Campus de Botucatu. Faculdade de Ciências Agronômicas. Biblioteca Paulo Carvalho Matos; D; T585r; 2845; Universidade Estadual Paulista. Campus de Jaboticabal. Biblioteca da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias; 632.954:633.3(043)=690; T585r
Resumo

O presente trabalho foi conduzido em Jaboticabal, SP, no ano agrícola de 2000/01. Objetivou-se estudar a possibilidade de redução na dosagem da mistura herbicida (fluazifop-p-butil + fomesafen), aplicada em pós-emergência, no controle de plantas daninhas. Foram instalados três experimentos de campo em novembro, dezembro e janeiro, sobre Latossolo Vermelho eutrófico típico, de textura argilosa. O delineamento foi de blocos ao acaso, num esquema de parcelas sub-divididas, com quatro repetições. Os cultivares IAC- Foscarin31 e o MG/BR46-Conquista, respectivamente, constituíram as parcelas e as dosagens de 100% (1,6 l p.c./ha.), 75% e 50% do herbicida, juntamente com as testemunhas infestada e capinada, as sub-parcelas. A distância entrelinhas foi de 0,45 m. Na aplicação do herbicida utilizou-se pulverizador costal, à pressão constante de 35 lbf.pol-2, com consumo de calda de 200 l/ha. Na semeadura da soja em novembro, obteve-se baixa densidade de plantas (11/m). No entanto, devido ao grande desenvolvimento, para ambos os cultivares, características de produção analisadas, como número de vagens/planta, número de grãos/vagem e massa de 100 grãos, não foram significativamente afetadas pela presença de plantas daninhas. O cultivar IAC- Foscarin31 foi mais sensível à ação fitotóxica do herbicida, baseando-se nos sintomas visuais de intoxicação. Para os experimentos com semeaduras mais tardias, verificou-se influência do fotoperíodo, além das plantas daninhas, proporcionando reduções no crescimento e produtividade da cultura. Nestas épocas, o cultivar IAC- Foscarin31 mostrou maior sensibilidade ao fotoperíodo e à interferência de plantas daninhas. Em todos os experimentos constataram-se produções semelhantes entre os manejos químicos e o com capinas. (AU)

Processo FAPESP: 00/01246-3 - Integracao dos metodos cultural e quimico para o controle de plantas daninhas na cultura da soja.
Beneficiário:Paulo Cesar Timossi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado